x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.992

Provisão de férias e encargos e férias

SUZZETH ALVES

Suzzeth Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 18:00

Boa tarde ! Estou com um duvida com relação as provisões mensais de férias e INSS e FGTS sobre a mesma. Estou fazendo as provisões mensalmentes no entanto como proceder no momendo da rescisão já que nela não incide INSS sobre férias ? Em outros casos estornei o valor da despesas para zerar a provisão, porém estou com uma funcionária demitida no começo do ano sendo assim não tenho valores na despesa ainda pois foram zeradas no encerramento do exercício.



Desde já, grata !

SUZZETH ALVES

Suzzeth Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 10:43

D- Provisão de Férias (despesas)
C-Férias (Provisões)

D- Provisão de INSS s/ Férias (despesas)
C- INSS s/ Férias (provisões)


Normalmente para o estorno eu fario o lançamento inverso. No entanto essas provisões foram feitas em 2011, ao final do exercício as contas de despesas foram zeradas fiquei apenas com o saldo nas obrigações.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 11:14

Suzzeth,

Você deverá fazer o estorno sim, contudo, dentro do saldo da provisão deste funcionário você precisa segregar o que se refere à competência 2012 e a competência 2011, o que se tratar do valor 2011 será contabilizado contra Ajuste de exercício anterior e o do ano corrente será estornado.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.