x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.465

Como Contabilizar Remessa de Vasalhame ou Sacaria

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 09:11

Bom dia

Temos um empresa que atua no mercado de Revenda de Gás, e portanto realiza diversas operações com os recepientes destinados a armazenar o Liquído.
Gostaria de saber em quais contas alocar as operações decorrentes da compra, venda e transferência deste material (vasilhames).
Obs: as compras e as vendas dele não são consideradas para fins de apuração do imposto, contudo, já que as operações são informadas ao estado, acredito que tudo deva ser registrado no balancete. Correto?

Att,

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 08:47

Bom Dia Nilson!

Errado. As compras de recepientes que fazem parte do seu processo operacional sim, a contabilização é normal ( ativo e passivo), entretanto, o manuseio apenas como transporte (remessas), o controle é gerencial geralmente feita pelo departamento fiscal e não contábil.

Espero ter ajudado.

Abçs.

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:24

Bom dia Telma!

Sem dúvida apenas por você estar respondendo ao meu questionamento já é uma grande ajuda, pois me ajuda a raciocinar!
Então, estive me informando um pouco com alguns colegas com situações parecidas e eles me informaram que de fato o recepiente não é contabilizado como compra ou venda, mas apenas como bem do ativo imobilizado.
A minha dúvida quanto a questão da escrituração referente as operações de transferência dos recepientes se dá pelo fato de tais operações serem efetivadas através de nota fiscal (inclusive eletrônica).
Nesse caso, você acha que eu devo registrar a compra e a venda, ou também as operações de transferência? Se tiver que registra-lás, como seria o lançamento?

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 15:37

Nilson,

Sabe por que as transferências se dá através de nota fiscal ? Pq a DANFE serve justamente para a circulação de mercadorias. Como é apenas para circular vc vai usar um CFOP de remessa ou transferência, esta nota é livre de débito, portanto, não há contabilização, apenas controle no depto. fiscal. Toda remessa obrigatoriamente há um retorno e reitero que não há contabilização, apenas lançamentos fiscais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.