x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 16.493

CREDITO EXTEMPORANEO-CONTABILIZAÇÃO

Evantui de Jesus Moreira

Evantui de Jesus Moreira

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 18 setembro 2007 | 10:13

BOM DIA, a todos!

Preciso urgentemente de uma ajuda catedraticos de plantão;

verifiquei na minha apuração do pis e da cofins que ficaram alguns créditos, dos quais não me apropriei no tempo devido. Vou realizar a compensação destes créditos extemporaneamente, porém, como devo proceder a contabilização dos mesmos?

Grato a todos!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 18 setembro 2007 | 14:37

Boa tarde Evantui

A contabilização do PIS e da COFINS com incidência Não-Cumulativa far-se-á levando-se seus valores a débito da conta "Impostos a Recuperar" no Ativo Circulante e a crédito da conta que registrou a origem (do crédito) destes impostos.

Vale dizer que você deverá creditar (por exemplo) a conta de "Consumo de Energia Elétrica" - no grupo de despesas ou custos - se o crédito do PIS e da COFINS provém do consumo de energia elétrica, ou creditará a conta "Dedução dos Custos de Aquisição de Mercadorias", se o crédito provém da aquisição destas e assim por diante.

A apuração do valor a ser pago deverá ser feita em conta gráfica pela diferença encontrada no confronto dos valores do PIS e da COFINS a recuperar e a pagar.

Por oportuno cabe lembrar que se os créditos decorrem de exercícios anteriores, o "aproveitamento" se dará via ajustes destes levando-se em conta prováveis reflexos no Resultado do Período.

...

Fabio Barreto Diniz

Fabio Barreto Diniz

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 11:11

Bom dia pessoal,

Alguém poderia me ajudar?

Acabei de identificar créditos de ICMS sobre um material utilizado na produção que não foram utilizados na época. São créditos desde 2007. Minha dúvida é de como lançar este crédito na contabilidade. Tenho que lançar com resultado de exercícios anteriores ou a crédito na conta de despesa?

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.