x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 799

Importação para venda Mercado Livre

Frederico Loureiro

Frederico Loureiro

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:16

Bom dia,

Sou estudante de economia e gostaria de iniciar a venda de mercadorias importadas no Mercado Livre como forma de ajudar a me bancar durante a faculdade.

A minha idéia seria realizar compras(pequenas parcelas para não sobrecarregar o orçamento e até porquê, desconheço os vendedores) no exterior, envia-las para minha casa e vender os produtos no Mercado Livre.

Para isso sei que precisarei ter empresa aberta, mas qual tipo de empresa? Importadora ou revendedora?

Gostaria também de saber se possível como faço para gerar a nota fiscal de entrada? e quais seriam os custos e impostos sobre uma operação assim?

Agradeço enormemente toda e qualquer atenção dada a minha questão.

Atenciosamente,

Frederico Loureiro

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 13:41

Caro Frederico,
1 - TIPO DA EMPRESA - Pode ser importadora e revendedora ( Por exemplo: Atividade de Revenda de Mercadorias Importadas);
2 - OUTROS CUSTOS E IMPOSTOS - Para ser importadora é necessário, primeiramente, um registro no SISCOMEX, chamado de Habilitação, que pode ser :a) Ordinária, ou b)Simplificada.
3 - CUSTOS E IMPOSTOS - (a) Na entrada da importação : Imposto de Importação, IPI, ICMS, PIS, COFINS, Frete Maritimo ou Aereo, Taxa de Aduana, alem do pagamento, ao fornecedor das mercadorias, por intermedio de um contrato de cambio. Normalmente o processo que recebe o nome de "desembaraço" é realizado por despachantes especializados.
4 - NOTA FISCAL DE ENTRADA - As empresas emitem uma NF de entrada, com os dados dos fornecedores no exterior, dados das mercadorias importadas, dados da DI (Declaração de Importação). É necessária tambem uma fatura (INVOICE) para cada importação e tambem o BL (conhecimento maritimo de carga) ou o AWB (conhecimento aereo de carga).

Trabalhoso, não ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.