x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 26.819

Contabilização de Estoques de Terceiros

Leomar Araujo

Leomar Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 10:09

a empresa A recebe da empresa B uma remessa de chapas de placas de Automóveis para serem confecçionadas as letras,os numeros e implantadas nos veículos destinados, a empresa A emitiu uma nota de Remessa para Industrializaçao CFOP 5.924, a empresa B fez a industrializaçao e implantaçao das placas nos veiculos e emitiu uma nota de Retorno de Mercadoria CFOP 5.902 e uma nota pelo Serviço de Industrializaçao para outra empresa CFOP 5.124, entretanto nao foram utilizadas todas as chapas de placas no processo, e a empresa B quer que a empresa A continue com esses materiais em seu poder, para serem utilizadas futuramente. Como será feita essa contabilização? a empresa A poderá contabilmente falando continuar com esses materiais em seus estoque?

PS:a empresa B é uma empresa de Natureza Juridica 215-1 Consorcio de Sociedades que trabalha para o Detran.

Desede já agradeço a quem poder me ajudar.

Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 20:48


Caro Leomar,

Não sei se entendi corretamente o caso, mas a sua dúvida é muito clara. Compreendi da seguinte forma: uma empresa enviou chapas de placas para serem realizadas a industrialização e a prestação de serviço de implantação das placas. Houve a industrialização e a implantação das placas nos carros, entretanto não foram utilizadas todas as chapas enviadas. Assim, a empresa que enviou as chapas requisitou à outra empresa que permaneça com as mesmas em seu estoque.

Se há uma nf que dê suporte do envio das chapas para o processo de industrialização, não haverá problema. Porém, Leomar, é necessário que se faça a segregação dos estoques.

Ao dar entrada na NF de das chapas, a indústria em questão deve realizar o seguinte lançamento:

D - Estoque de terceiro (Ativo circulante)
C - Estoque de terceiros a industrializar (Passivo circulante)

E no retorno dos produtos:

D - Estoque de terceiros a industrializar (Passivo circulante)
C - Estoque de terceiros (Ativo circulante)

E pela prestação de serviços:

D - Clientes/ Caixa/ Banco
C - Receita de Serviços de Industrialização (Conta de Resultado)

Espero ter te ajudado,

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.