x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 1.330

Ivanilde Rodrigues

Ivanilde Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 15:25

A Empresa X fez um empréstimo Bancário de 36 meses, sendo avalista do empréstimo a Sócia majoritária da empresa X.
O valor emprestado foi destinado para a abertura da Empresa Y, configurando Capital Social, que a Sócia da Empresa X também tem participação na Empresa Y, os pagamentos do empréstimo mensal de 36 meses, será feito pelo Caixa da Empresa Y,

O enquadramento das duas empresas é Simples Nacional;

Pergunta: Como deve ser feito os lançamentos Contabil e Obrigações Assessorias das empresa X e Y.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 10:32

Ivanilde, as empresas irão fazer a contabilidade como controlada e controladora ou apenas as saídas de uma e entrada na outra serão evidenciadas na contabilidade?

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
elia lopes

Elia Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 11:35

Bom dia.
Tenho uma empresa que é do simples nacional e esta prestando serviços para a Caixa Economica Federal. E o banco esta creditando o valor na conta da empresa já com o valor dezudido. Só não estou sabendo como lançar esses valores já que a empresa é do simples.

DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 13:20

Boa tarde Eliane,
esse valor que a Caixa retém é ref. ISS, então na hora que vc for fazer a provisão do Simples vc inclui esse valor retido, assim na hora que for fazer o pagamento vc compensa o valor retido.

espero ter ajudado.


Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 14:22

Eliane,
qual a atividade da empresa em questão?
como o nosso colega acima disse, se a empresa é do Simples não irá e não poderá ter impostos federais retidos(Lei 10833/2003), ocorre que a Caixa sempre retém das loterias o valor relativo ao ISS, seria esse o seu caso?

Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 14:36

Boa tarde, Ivanilde
se as empresas não são coligadas/controladas essa operação fica um pouco inviável, pois como a empresa Y vai assumir um pagamento de empréstimo bancário em nome da empresa X.
Uma saída, no meu entendimento, seria a sócia pegar essa dinheiro emprestado da empresa X e emprestar a empresa Y, e todo mês a empresa Y devolve/paga a sócia que por sua vez paga a empresa X, ou poderia fazer o empréstimo direto da empresa X para empresa Y....
complicado isso hen..kkkk

espero ter ajudado menos que ter complicado.

Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
elia lopes

Elia Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 14:39

Oi.
A atividade da empresa é construção de edificios, e com. varej. de materiais de construção em geral. Só que agora não sei o que fazer sobre isso.
Desde já agradeço a atenção e a ajuda de vcs.

DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 14:57

Eliane,
se a sua empresa está mesmo no simples pela lei 10833/2003 em seu artigo 30º e incisos conforme redação abaixo:
§ 2º Não estão obrigadas a efetuar a retenção a que se refere o caput as pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES.
Assim como no artigo:
Art. 32. A retenção de que trata o art. 30 não será exigida na hipótese de pagamentos efetuados a:
III - pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES.

espero ter ajudado.

Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
elia lopes

Elia Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:05

Boa tarde.
Estou precisando de ajuda em um lançamento, tenho uma conta bancaria onde esta sendo debitada (previdencia privada da caixa), gostaria de saber em que conta lançar. Se vc, puder me dar um exemplo, fico grata.
OBS.:Pois pensei que fosse um titulo de capitalização mas não é. Ai eu lançaria no ativo.

Ivanilde Rodrigues

Ivanilde Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:51

Diegues,Boa Tarde
Também acho complicada esta situação, é um desafio por dia, mas vc sugeriu que poderia fazer a sócia pegando emprestado da empresa X e emprestando para a empresa Y, é uma boa saida ou emprestando direito de X para Y, qual forma é mais usavél eu só preciso demonstrar as entrada e saídas como ficariam os lançamentos contabil de uma para outra.

Att.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 16:22

Boa tarde

Tópico será trancado por tratar de assunto muito abrangente, ocasionando postagem de diversas áreas da contabilidade.

Obrigado a todos pela atenção.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.