x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 994

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:04

Boa tarde Suete!

Especifique melhor sua pergunta, esta empresa está iniciando atividade em junho ou já possui saldo de balanço em junho?

São situações diferentes e cada uma tem um tratamento.

Especifique melhor o que ocorre com este saldo de banco, não foi possível entender a situação desta empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
SUETE

Suete

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 17:34

Gilberto...

a empresa já esxiste eu que estou pecando a contabilidade de junho para e não tenho nenhuma informação contabil para trás, segundo os sócios a mesma está com a contabilidade em aberto desde o ano de 2011,

Caro colega obrigado pela ajuda !

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 07:54

Bom dia Suete!

O primeiro passo, quando vamos iniciar a contabilidade de uma empresa e conhecer a empresa.
Converse com os sócios, pergunte seus objetivos, suas expectativas, veja a atividade da empresa, o seu faturamento anual, analise os últimos balanços, o fluxo de caixa, as contas bancárias, as despesas mensais fixas e variáveis.
Uma coisa importante à frisar aos sócios é o controle da movimentação financeira através de livro caixa e livro de conta corrente das contas bancárias, estas contas devem ser controladas diariamente e ser lançados somente pagamentos e recebimentos relativos à empresa.
Na parte fiscal, emita certidões negativas da Receita Federal, INSS, FGTS, Municipal e Estadual, faça uma conferência dos impostos recolhidos nos ultimos 5 anos.
Depois de tudo isso, você irá fazer a implantação dos saldos do balanço fechado em 31/06/2012 pelo último contador fazendo abertura dos saldos em 01/07/2012.
Como você disse que não tem fechamento em 2011, deverá verificar as Declarações de Imposto de Renda PJ como foram lançados os saldos, fazer um levantamento da situação em 2011, para depois elaborar um plano de ação.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 08:13

Bom dia Laryela!

Por se tratar de despesas que não estão diretamente relacionadas com o custo da empresa se torna de menor relevância não influenciando na escrita fiscal diretamente na atividade da empresa.
Mas a empresa deve evitar estes tipos de documentos, exigir a Nota Fsical Modelo 1, e com isso lançar também na Escrita Fiscal.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Maíra Gazarini

Maíra Gazarini

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 14:24

Boa Tarde à todos
Estou com dúvida quanto a uma contabilização.
Em dezembro/2011 foi comprado uma mercadoria e foi paga em janeiro/2012, porém em fevereiro/2012 a empresa cobrou novamente. E nesse mês irão fazer uma nota de bonificação.
Na minha contabilidade está que tenho um dédito da empresa e como vou lançar esse crédito para zerar?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 15:44

Olá Maíra!

Um caso como este de pagamento em duplicidade, bastaria o fornecedor devolver o dinheiro pago.

A nota de bonificação eu não sei bem como funcionaria, pois será de "dinheiro" e esta operação envolve mercadorias, veja a descrição:

CFOP 5.910 Remessa em bonificação, doação ou brinde. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde.

Agora não entendi o porque de você ter um débito por conta desta operação!!

Verifique novamente esta situação.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 15:28

Olá Pedro Henrique!

Na apuração do imposto em 31/01/12:

D - Provisão p/ IRPJ (CR)
C - IRPJ à Recolher (PC).... 19,34

Pelo pagamento do imposto em 31/05/12:

D - IRPJ à Recolher (PC).... 19,34
D - Multa (CR).............. 3,86
D - Juros Passivos (CR)..... 0,48
C - Caixa/Bancos (AC)....... 23,68

CR - Contas de Resultado
PC - Passivo Circulante
AC - Ativo Circulante

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.