x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 20.320

Contabilização do CSP

ALEX CORREA

Alex Correa

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 13:51

Por favor preciso de ajuda com relação a uma enorme duvida, a contabilização do CSP.
Por exemplo se eu tenho uma receita com prestação de serviçosque foi paga a vista no valor de R$ 1.000,00 eu farei o seguinte lançamento:
D - caixa
C - receita com prestação de serviços

Agora digamos que desse valor R$ 500,00 seja custo como será o lançamento do mesmo?
D - CSP
c - ???
qual é a conta a ser creditada, e ela é de resultado ou patrimonial?

Me ajudem!!!

Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:36

Caro Alex,

Quando falamos de CMV - Custo de mercadoria vendida, CSP - Custo de serviços prestados ou CPV - Custo de produtos vendidos, estamos nos reportando a contabilidade de custos. Nesta, acumulamos os custos em uma conta específica do ativo e após o término do serviço ou venda dos produtos/mercadorias é que damos a devida baixa.

Na prestação de serviço os custos (materiais utilizados, mão de obra, energia, água e demais custos) são ativados na conta "Estoque de serviços em andamento" - Ativo circulante.

D - Estoque de serviços em andamento
C - Custo (Ex.: Salários a pagar)

Após o término do serviço, será necessário "baixar o estoque" de serviços em andamento e o valor existente na respectiva conta será transportado para a conta "Estoque de serviços acabados" - Ativo circulante.

D - Estoque de serviços acabados
C - Estoque de serviço em andamento

E na entrega do serviço ao tomador de serviço é que será reconhecido o custo do serviço prestado.

D - Custo de serviço prestado
C - Estoque de serviços acabados

Espero ter te ajudado,

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 14:21

Boa tarde Edna. Estou estudando sobre o Custo Serviços Prestados e vi seu post de 25/09/2012. Estou com uma dúvida: no exemplo que você deu, o primeiro lançamento seria

D - Estoque de serviços em andamento
C - Custo (Ex.: Salários a pagar)


Este "C - Custo (Ex.: Salários a pagar)" seria no Passivo ou seria diretamente na DRE?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.