x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.893

Ativo imobilizado - upgrade

LUIS RICARDO CORREA CORDEIRO

Luis Ricardo Correa Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 07:56

Bom Dia,

Estou trabalhando numa empresa de prestação de serviço, aonde os rastreadores veículares, sofrerão uma upgrade "melhora de performance", sendo que o valor deste upgrade será de R$ 2.500,00, neste caso devo ativar o upgrade?

Observo que o aparelho rastreador e o mesmo.

Desde já agradeço.

Ricardo Cordeiro 
ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 12:26

Prezados, estou postando o assunto neste tópico, por tratar-se do Ativo Imobilizado: A Empresa adquiriu um imóvel em 86(antes do Plano real), já tem a escritura, mas este imovel não foi contabilizado. Como Contadora, quero fazer este acerto para que conste o imóvel no Balanço da Empresa, que é o correto, mas tenho dúvidas, como fazê-lo: tenho que fazer a atualização monetária? como não tenho Caixa, qual conta usaria à crédito do lançamento - ajuste de exercicios anteriores? e depois p/que conta iria? Agradeço a colaboração, se possível. Abs, Ozilda

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 14:09

Ozilda, falta de registro de aquisição dos bens autoriza a presunção de que foram adquiridos com receitas omitidas, por isso mantidos fora da escrituração contábil.Para sanar na contabilidade essa operação deve-se proceder a ajuste de exercícios anteriores.Nesse caso, o Fisco cobrará o imposto e as contribuições sobre a receita eventualmente omitida.
Lei nº 6.404/1976, art. 186, § 1º; Parecer Normativo CST nº 3/1986.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:56

Olá Guto. Até que enfim encontrei alguém que me desse uma luz sobre o assunto. Veja p/f se o raciocinio é este: faz-se a conversão da moeda em 86(NCZ$), data da compra para o Real, faz-se a atualização monetária de 86 até a data que será contabilizada a compra, em 2012, faz-se o ajuste de exercicios anteriores, adicionando o valor da diferença encontrada, ao lucro liquido, para apuração do Lucro Real. Pergunto: o IRPJ é calculado normalmente(15%)?, e o IRF-qualo percentual utilizado e sobre qual valor? E se o lucro apurado for menor que Prejuizos Acumulados posso abater? Nesse caso vai haver Imposto?E a conta de ajuste de exercicio anterior transfiro p/Lucros Acumulados? Desculpe tantas perguntas, mas p/mim é um fato novo e não quero errar. Abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.