x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 680

Incorporação de Negócios

Bruna Murari

Bruna Murari

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 17:40

Boa tarde Colegas Contadores,

Estou com uma dúvida referente ao seguinte procedimento:
Meu cliente comprou todas as cotas de uma determinada sociedade com o ramo diferente da sua. A empresa continua com o CNPJ e está no mesmo local conforme alteração contratual. As cotas dessa sociedade totalizam o valor de R$ 100.000,00, porém foi pago aos antigos sócios o valor de R$ 8.000.000,00, referente às cotas, ao imóvel e todos os bens que estão dentro dele. A questão é: isso trata-se de Incorporações de Negócios? Como contabilizar essa transação?

Obrigada!

Atenciosamente,
Bruna Murari

Bruna Murari
Técnico em Contabilidade
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 17:59

Bruna, incorporação ocorre quando a empresa incorporada é extinta e seu patrimonio é incorporado à incorporadora(empresa compradora). Se a empresa vendida continua a suas operações normalmente não se trata de incorporação.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Bruna Murari

Bruna Murari

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 18:04

Olá Guto,

Realmente você está correto. Desculpe, eu que me expressei mal. No caso seria "Combinações de Negócios" cfe CPC 15.

Mas a minha dúvida ainda persiste, em como contabilizar essa transação.

Grata.

Atenciosamente,
Bruna Murari

Bruna Murari
Técnico em Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.