x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 69

acessos 158.018

Plano de Contas - Ajustes

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 10:40

Bom dia, Tiago Recaman


Os arquivos do Fórum já contam com um razoável número de plano de contas atualizado (ou em postagens ou por arquivos em anexo aos tópicos).

Portanto, sugiro-lhe uma pesquisa.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 17:19

Boa tarde,
Entrei numa empresa agora no mes de março, sendo que a contabilidade dos anos anteriores era feita fora em um escritorio contabil, a empresa é lucro presumido. Agora descobri que a mesma comprou uma sede própria que será entregue em agosto/2010, só que a compra foi realizada em 29/08/2007 e oa balanços anteriores não tem esse imóvel, sendo que a última prestação é em agosto/2010. Já veio da contabilidade o balanço 2008, eu vou começar a fazer o balanço do ano 2009 em diante, como que eu vou lançar agora esta aquisição do imóvel?
Passaram-se 2 anos.
O lançamento sei que eu tenho que lançar no ativo imobilizado:
D-Imovel (AI)
C -credores imóveis (PC)

Agradeço desde já.

Norma

@Oculto

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 20 março 2010 | 19:10

Boa noite Norma,

Você tem duas alternativas:

1) Refazer a contabilidade desde a data da primeira aquisição ou

2) usar a conta "Ajustes de Exercicios Anteriores".

Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=ajustes+de+exercicios+anteriores&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_topico.asp%3Fid%3D18396" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Leia mais acerca do assunto, promovendo pesquisa no Banco de dados do Fórum.

...

Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 09:24

Bom dia Ricardo, agradecida por ter respondido a minha questão.
Optei a usar ajuste de exercícios anteriores. Então como ficaria o lançamento?

D-Imoveis
C-Financiamento
Estaria correto?

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 19:02

Boa noite,

1) estou com o mesmo problema que Karina postou, sobre ter apurado a menor, o IRPJ no 4o. Tri/08 e recolhi em abril de 2009 a diferença complementar com juros e multas. A resposta de contabilização que foi dada, foi para regime de apuração L.Presumido. Mas a nossa empresa aqui é Lucro Real estimado.

Devo fazer a contabilização como orientou ?


D - Ajustes de Exercícios Anteriores (PLiquido)
C - IRPJ a Recolher (PCirculante)
C - CSLL a Recolher (PCirculante)

D - Lucros ou Prejuízos Acumulados (PLiquido)
C - Ajustes de Exercícios Anteriores (PLiquido)


2) Por ser a empresa L.Real estimado, e no ano de 2008 foi recolhido mensalmente o IRPJ e CSLL, porem o contador antigo não fez transferiu o saldo da conta IRPJ Antecipação (AC). Entao na abertura de 2009 estou com saldo nessas contas do AC, que está se juntando com as antecipações de 2009.
Quais os registros contábeis (procedimentos)que devo fazer com relação ao saldo do ano de 2008 ?

Desde já, muito agradecida !

Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 25 maio 2010 | 15:29

Boa tarde, peguei uma empresa que o último balanço tem um saldo de ajustes parcelamento diversos sendo o seu saldo 64.127,87 D, o que eu possa está fazendo para zerar esse valor, ou caso contrario vai permanecer pra sempre nos próximos exercícios.

Favor me ajude.

Obrigada

Norma : @Oculto

Adilson Moreira da Silva

Adilson Moreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 25 maio 2010 | 17:31

Oi Norma...

Primeiro vc deve abrir uma conta no teu patrimonio liquido com a seguinte descição: " AJUSTES DE EXERCÍCIO ANTERIOR"... logo, deve lançar o seu saldo com esta contra-partida, como segue o exemplo abaixo:

Debito - AJUSTES DE EXERCICIOS ANTERIOS
Credito - AJUSTES DE PARCELAMENTOS DIVERSOS R$ - 64.127,87

Com este lançamento vc zera o saldo anterior...

e faz o seguinte lançamento para absorver no lucro ou prejuizo de sua empresa o valor decorrido nos ajustes...

Debita - LUCRO OU PREJUIZO ACUMULADO
Credita - AJUSTES DE EXERCICIOS ANTERIOS
R$ - 64.127,87


pronto... vc zera teu saldo anterior.. zera o teu saldo da conta de ajustes que vc absorveu o saldo anterior e transfere para o lucro ou prejuizo do seu resultado.

Ok??

Abraço!!!

jose altamir de souza

Jose Altamir de Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 09:49

Bom dia
Este é o meu primeiro questionamento, no site, sou novo aqui...
Peguei uma contabilidade, onde não foi lançado o Capital Social nos livros Diario.
Como devo lançar o Capital agora? a empresa foi criada em 2004, e o capital integralmente integralizado em espécie.
Devo utilizar a conta de ajuste de exercicios anteriores?
Quais seriam os lançamentos para a conta de capital social e caixa...?
Obrigado.
Altamir

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 17:51

Boa tarde José,

A conta "Ajustes de Exercicios Anteriores" deve servir principalmente para corrigir erros cometidos em exercícios anteriores que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes. Não se usa esta conta para reconhecer um lançamento contábil que deixou de ser feito.

No caso mencionado por você a alternativa será o refazimento da contabilidade deste a abertura da empresa, até mesmo porque não são as contas "Capital Social Subscrito" e "Caixa ou Bancos Conta Movimento" as únicas erradas desde então.

Não havendo o reconhecimento do numerário que ensejou a movimentação financeira desta empresa, certamente dezenas de outros lançamentos subsequentes estão incorretos.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 18:49

Boa noite José,

Se já foram registrados os livros, não há como substituí-los. É o que determina o Artigo 5º da IN DNRC 107/2008 ao dispor que:

Art. 5º A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência,
observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído por outro, de mesmo número ou não, contendo a escrituração retificada.


Neste termos não lhe resta outra alternativa que não a de examinar detalhadamente todos os reflexos da falta da referida escrituração e corrigí-los (um a um) no exercicio atual, via conta "Ajustes de Exercicios Anteriores".

...

Vagner Chaves Porto

Vagner Chaves Porto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 15:39

Estou com uma duvida a empresa na qual estou contabilizado vem de outro contador, ele não fechou o período pq a contabilidade e anual.
O que devo fazer. A empresa veio com lucro de 47.005,30 isso de janeiro/2010 a setembro/2010
O que devo fazer o meu programa esta puxando só o meu lucro que 5.553,05 no período de outubro/2010 a dezembro/2010.
Posso fazer um lançamento de 47.005,30 no resultado em qual conta fazer?

Agradeço atenção

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 19:46

Vagner, boa noite.

Se a contabilidade anterior não encerrou o período de janeiro a setembro/2010, presumo que o lucro de R$ 47.005,30 seja de 2009.

O que sugiro:

De posse do balancete do antigo profissional, digite os saldos de todas as contas em 31/08/2010, onde será o seu ponto de partida.

A partir de setembro, siga com os lançamentos pelos quais será responsável, onde em 31/12/2010 fará encerramento das contas de resultado (incluindo aí os saldos do balancete de 31/08/2010 vindos do outro contador) , quando então terá condições de emitir o BP, DRE e demais demonstrativos contábeis.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Vagner Chaves Porto

Vagner Chaves Porto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 10:40

Bom dia Hugo

Bom me deixa explica melhor e agradeço a ajuda

Vou colocar como esta a contabilidade de 2009 e a de janeiro a setembro/2010.

2009
2.4.2.003.00000 Lucro prejuízo acumulado: 88.513,93 C
2.4.2.003.00001 Lucro prejuízo acumulado: 96.275,57 D
2.4.2.003.00003 Lucros/ prejuízo do exercício: 0,00
2.4.2.003.00004 Resultado do exército: 184.789,50 C


Janeiro/2010 a setembro/2010
2.4.2.003.00000 Lucro prejuízo acumulado: 88.513,93 C
2.4.2.003.00001 Lucro prejuízo acumulado: 00,00
2.4.2.003.00003 Lucros/ prejuízo do exercício: 88513,93
2.4.2.003.00004 Resultado do exército: 0,00C


Meu ativo e meu passivo estão com diferença isso Janeiro/2010 a setembro/2010.

Ativo: 146.587,93
Passivo: 99.582,63

Uma diferença de 47.005,30 que o lucro.
A minha duvida de como fazer o lançamento para acerta tudo isso:

Desde já agradeço a colaboração

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 12:36

Vagner, boa tarde.

O os saldos ativo e passivo do seu BP só coincidiriam caso a contabilidade anterior tivesse encerrado as contas de resultado, o que não ocorreu.

Vale lembrar que para fazer tal encerramento e apurar o lucro do período, necessário seria apurar os custos das mercadorias vendidas (se for o caso), ou seja, deveria ter em mãos o estoque de 31/08/2010.

Caso o encerramento se dê somente em 31/12, proceda conforme minha orientação anterior: registre todas as contas do balancete (inclusive as de resultado) em 31/08/2011 e continue a escrituração normalmente a partir de 09/2010.

Dessa forma os eventuais lucros só seriam conhecidos no final do exercício, com encerramento das contas de resultado.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 14:36

Boa Tarde!

Tenho saldo na conta de Adiant. p/ Despesa Futura, saldo irreal, pois o mesmo ja foi lançado só que em Despesa direto como faço para fazer o ajuste é um saldo alto de 550,80...

Obrigada.

Att.

Débora

Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 13:00

Pesquisei mas não encontrei resposta que me deixasse sem dúvida, por isso exponho minha situação e peço ajuda.
Pegamos uma empresa aqui no escritório este ano. Porém esta empresa é antiga e nunca teve Escrituração Contábil apesar de ser LUCRO PRESUMIDO. Por falta dos documentos dos exercicios anteriores decidimos iniciar os livros com nº 01, logo sem saldos anteriores. Mas fizemos um parcelamento na RFB em função dos débitos oriundos dos anos anteriores e agora sem saldo dos Impostos Federais a Pagar não consigo fechar minha conta de PGTO destes impostos (parcelas).

Como devo proceder para ajustar esta conta (Passivo)?

Agradeço muito a quem puder me explicar exemplificando.

Kely Gonçalves

Daniela Muniz

Daniela Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 16:30

Prezados,

Ainda não adaptei meu plano de contas a nova lei, pergunto: Eu posso abrir um plano novo e adapta-lo a nova lei pois não tenho tantas variaveis assim do que traz a nova lei, teria que mudar muitas contas ?

Se eu puder fazer isto, pela experiencia de vcs vou ter que fazer muitos ajustes ? e isto pode me dar problemas em uma fiscalização ?

desde já agrdeço

abraço

Lisandra Silveira Adamski

Lisandra Silveira Adamski

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 15:21

Boa tarde, gostaria que alguém me ajudasse.
No balancete de novembro de uma empresa foi provisionado os seguintes encargos:

D - salários e ordenados (Cta. Result. Custo/Desp.)
C - salários e orndenados à pagar (PC) R$ 1.421,00

D - fgts (Cta. Result. Custo/Desp.)
C - fgts à recolher (PC) R$ 113,68

D - inss (Cta. Result. Custo/Desp.)
C - inss à recolher (PC) R$ 113,68

Estes encargos são ref. ao mês de novembro, mas serão pagos em dezembro. Então como faço pra que o meu balancete não fique com esta diferença de R$ 1.648,36? Quais os lançamentos que tenho que fazer para zerar estas contas, passo-a-passo?
Obrigado.


Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 19:20

Boa noite, Milton da Silva Chiga


gostaria de saber em qual contas devo colocar o estoque inicial e fina?
seria na desp. e rec. transitoria ....

A conta de Estoques inicial/final fica no Ativo Circulante, e as receitas são obtidas somente com as vendas/revendas das mercadorias em estoque.


Saudações

Nota: pelo teor de sua dúvida, presume-se que você é iniciante nesta área; em caso positivo, o ideal seria adquirir um bom livro de contabilidade básica e concomitantemente analisar os tópicos deste imenso portal público de debates contábeis porque pelo menos 90% dos assuntos contábeis mais comuns já estão plenamente esclarecidos.

Bons estudos.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.