x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 20.288

Calculo do estoque

Alexsandra

Alexsandra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 12:24

Por favor alguem poderia tira a dúvida?
Fui contratada por uma empresa p/infomar o valor do estoque da mesma para fechamento do balanço, sei que tenho que saber os valores de compras,venda e os impostos de antecipação trib. e substitução trib.
A questão é...vou abater do estoque os valores das vendas e impostos s/compra?E em cima das vendas terei que abater o Icms substituição tributaria e o SIMPLES?Sendo que terei também de calcular o CMV que seria CVM= Estoque inicial+ compras- vendas.
Ficaria então assim o calculo do valor do estoque final: Est.inicial+compras(abatendo os imposto s/compra)- CMV
Não encontro nenhum material que deixe claro isso.

Atenciosamente,
Alexsandra

Alexsandra
Alexsandra

Alexsandra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 22:21

Boa noite Hugo!Obrigado!
então ñ deverei abater o icms s/compras e no caso das vendas?
Tenho este pensamento para o calculo do CMV, o valor das compras abatendo os impostos s/compra e nas vendas tbm abatendo os impostos, como a empresa é Simples então iria abater o este imposto. Estou certa com relação a receita ?

Alexsandra
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 23:14

Alexsandra, boa noite.

Não deverá excluir o ICMS s/ compras porque não é recuperável.

O ICMS Substituição Tributária pago antecipadamente também será incorporado ao CMV.

Dessa forma, o seu CMV seria:
( + )Estoque inicial
( + ) Compras (incluindo aí frete, IPI, ICMSST)
( - ) Estoque Final
( = ) CMV

Sobre a apropriação do DAS-Simples Nacional, trata-se despesa tributária, nada relacionado ao CMV (veja postagem do nosso moderador Cláudio Rufino, neste tópico.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 23:14


Cara Alexsandra,

Conforme sua exposição, você foi contratada para apurar o valor do estoque. E nesse, sentido você trabalhará com o controle do mesmo.

Na aquisição da mercadoria você lançará a quantidade, o valor unitário e o valor total (R$). Como a empresa é optante pelo Simples Nacional, o valor total do produto será levado a conta "estoque de mercadoria".

No caso de vendas, a baixa do estoque é realizada pelo CMV - Custo da mercadoria vendida. Isto é, pelo custo reconhecido na aquisição.

Controle de estoque:

Entradas
Data Produto Qnt R$ unit. R$ Total
01/01/xx Parafusos 2.000 0,20 R$ 400,00

No diário:
D - Estoque de mercadoria -------- 400,00
C - Caixa / banco / fornecedores - 400,00

Saídas
Data Produto Qnt R$ unit. R$ Total
05/01/xx Parafusos 100 0,20 R$ 20,00

No diário:
- Reconhecimento da receita
Suponha que a un. foi vendida a R$ 0,40 (100un. x 0,40 = 40,00)

D - Caixa / banco / fornecedores - 40,00
C - Receita bruta de venda ------- 40,00

- Baixado estoque
D - CMV ------------------- 20,00
C - Estoque de mercadoria - 20,00

Saldo
Data Produto Qnt R$ unit. R$ Total
31/01/xx Parafusos 1.900 0,20 R$ 380,00

Entretanto, Alexsandra, esse exemplo é muito simples. Caso ocorra mais de uma entrada, será necessário verificar qual critério adotado pela empresa para avaliar o estoque (Preço médio, PEPS, custo específico ou outro).

Espero ter contribuído.

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
Alexsandra

Alexsandra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 13:35

O frete pago ref. a entrada no retorno de mercadoria enviada p/conserto sera incluso no estoque ou devera ser considerado como despesa?
A dúvida surgiu porque tenho que calcular o estoque final desse cliente e sei que o valor do frete s/mercadoria vai p/o estoque mais no caso dessa mercadoria que saiu p/conserto e no retorno eu estou pagando o frete...considero como despesa ou como estoque?


Obrigado!

Alexsandra
Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 23:26


Cara Alexsandra,

Essa mercadoria que é enviada para reparos ou consertos será comercializada ou é um bem de uso da empresa?

Não entendi direito seu questionamneto.

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
Alexsandra

Alexsandra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 09:39

Bom dia!
Edna,

A mercadoria é p/revenda...meu questionamento é pq tenho que acha o valor do estoque final contábil.
Portanto no meu pensamento deverei fazer o seguinte calculo:
nas entradas: entradas - devoluçõe de remersas p/conserto - frete pago s/devolução remesar p/conserto = compras

nas saidas: saida - saida remersa p/conserto = vendas

CMV = EST.INICIAL + COMPRAS - VENDAS
Para o estoque final então seria: Est.inicial + compras - CMV

Estaria abatendo do estoque de compra o valor do custo de venda.

é este meu pensamento...estou correta ou não?

Alexsandra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.