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Como Fechar Balanço iniciado em outro escritório?

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 19:53

Boa Noite,

Um escritório deixou de prestar serviços a um cliente e emitiu um Balancete Analítico de 01/01/2011 a 31/10/2011. Como faço para dar continuidade nos meses de Nov e Dez para fechar o Balanço e como e quais valores devo transportar do período anterior. Nesse caso trabalho com o sistema alterdata e o Plano de Contas anterior não confere com o atual.

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Keiti

Keiti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 09:08

Bom dia Carlos,


solicite um balancente em aberto , para utilizar os saldos atuais. caso algumas contas não seja compativeis com o seu plano de conta, é só abrir nova conta no seu plano de conta.

CASSIUS FERNANDO BARCELOS

Cassius Fernando Barcelos

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 11:05

bom dia, o mais correto seria o escritório que deixou de prestar os serviços emitir o livro diário/razão de 01/01/2011 a 31/10/2011 e voce emitir outro livro com somente com os meses 11 e 12 de 2011, assim seu cliente teria dados mais descriminados da contabilidade.
ex. livro diario/razão nº 1 do outro escritorio
livro diario/razão nº 2 do seu escritorio
o transporte do saldo das contas para o seu plano de contas não e errado, porém pode gerar um questionamento do cliente em relação as despesas e receitas estarem corretas.
epero ter ajudado.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 13:04

Boa tarde Cassius Fernando,

Na verdade o outro escritório emitiu o Diário de JAN a OUT/2011, e o Balancete Analítico. Nesse caso eu posso iniciar os lançamentos de NOV e DEZ de 2011 e fechar o Balanço apenas com esses dois meses, já que o complemento do ano está no Balancete Analítico ou o Balanço deverá ser fechado com o ano completo?
Agradeço mais uma vez pela ajuda e aproveito tbm pra agradecer a colaboração da colega Keiti.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 13:15

Olá Carlos!

Teve uma época que passei por essa situação e inclusive a empresa foi uma das escolhidas em uma fiscalização do CRC.
O que foi indicado fazer pela fiscal do CRC, é que o livro contábil da empresa emitido pelo contador anterior deveria estar completo (DIário/Razão/Balanço/DRE) e inclusive registrado na Junta Comercial e outro livro apenas dos meses de restantes do ano deveria ser feito pelo contador atual.
Você deverá utilizar os saldos existentes em 31/10/2011 para dar continuidade a contabilidade da empresa e fazer o encerramento novamente em dezembro/2011.

Dá um pouco mais de trabalho, mas é o correto. Cada contador responde pela escrituração de sua responsabilidade e a empresa acaba ficando com mais de um encerramento no mesmo ano.

Espero ter ajudado.

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 18:57

Boa Noite Vanessa,

Como o Contador anterior emitiu apenas o Balancete Analítico do período de 01/2011 a 10/2011 vc acha o mais correto eu transportar os saldos desse período em 11/2011? E se eu pegasse o movimento anterior e lançasse de 01/2011 a 12/2011 no meu sistema basaeado nos lançamentos anteriores? Daria um pouco mais de trabalho mas o exercício ficaria completo.

Aproveito para agradecer pela ajuda.

Tenha um ótimo final de semana!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 23:01

Carlos, boa noite.

Sua dúvida não ficou muito clara,pois numa postagem voce afirma que:

Na verdade o outro escritório emitiu o Diário de JAN a OUT/2011, e o Balancete Analítico.


Em seguida, se contradiz:

Como o Contador anterior emitiu apenas o Balancete Analítico do período de 01/2011 a 10/2011

Quais livros foram de fato emitidos?


Favor ser mais claro no questionamento para que nossos colegas tenham condições de responder a altura, o que fatalmente deixará o tópico mais prazeroso de ser lido.

Att,
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Vanessa Novais

Vanessa Novais

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 27 outubro 2012 | 13:19

Carlos, cfe nosso colega Hugo disse. O ideal seria você realmente nos deixar claro quais livros foram concluídos pelo contador anterior até out/2011.

Mas tentando lhe ajudar, o correto seria o contador fazer esse fechamento em out/2011. Mas teria que ser realmente o fechamento, com Balanço e DRE. Caso ele tenha apenas emitido os relatórios que não fazem referencia a fechamentos totais você tem 2 saídas. Uma delas é tentar entrar em contato com esse contador e solicitar esses fechamentos, pois sem um balanço em out/2011 não tem como você fazer outro de nov/2011 a dez/2011. A outra saída seria realmente você fazer todos os lançamentos do ano, pegando os saldos do balanço de 2010 apenas. Mas isso seria trabalhoso e oneroso demais tanto para você quanto para o cliente.

Sabemos infelizmente que alguns contadores não entregam a documentação da empresa como deveria, mas alguém precisa agir e não permitir mais que esse tipo de situação aconteça.

*No meu caso, o contador anterior tinha mandado o livro pronto, mas não havia registrado (ato falho tb). A fiscal no momento da fiscalização fez a anotação, tirou cópia destes livros e notificou o contador em questão. Caso eu tivesse feito tudo ou registrado o mesmo antes da fiscalização, estaria acobertando mais um profissional deste tipo.

"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos." (Mc 9,35)


https://www.contactta.com.br
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 27 outubro 2012 | 14:25

Boa tarde Hugo, Vanessa e demais colegas

Realmente me equivoquei em minha última postagem onde disse que o escritório anterior emitiu apenas o Balancete Analítico de 01/2011 a 10/2011, onde o correto seria tbm a emissão do Livro Diário de 01/2011 A 10/2011.
Peço desculpas a todos pela falha e por eventuais conflitos de idéias que causei nesse tópico!
Aproveito para agradecer à Venessa pela excelente orientação e a todos pela atenção e cooperação.

Abraço a todos!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 28 outubro 2012 | 10:31

Carlos Silva,
bom dia.

Somente acrescentando opinião genérica ao tópico, visando utilidade aos demais colegas, na transferência da responsabilidade técnica, quanto aos registros contábeis, devemos ter em mente que:

1 - O ideal seria que o novo contador esperasse mais dois meses para que pudesse iniciar seus trabalhos com o exercício fechado, o que fatalmente lhe traria menos trabalho e menos dor de cabeça.

1.1 - A desvantagem é que prestou serviços por dois meses e irá se responsabilizar por um período integral de 12 meses no cumprimento das obrigações acessórias: DIRPJ - DIRF - RAIS - Inventário.

2 - Infelizmente existem profissionais que somente executam aqueles serviços pontuais, como escrita fiscal e trabalhista, renegando a escrituração contábil a um segundo plano, ou seja, simplesmente não a fazem. Não quero me alongar aquí falando da ilegalidade de tal descumprimento, já que o novo RT (Responsável Técnico) é que deverá checar a sua existência antes de fechar contrato.

3 - Diante de tantas obrigações que recaem atualmente sobre o RT, não podemos (ou não devemos) ter em nossa carteira, novos clientes com velhos problemas.

4 - Quanto a transferência se dá no decorrer do ano, para que receba a contabilidade as demonstrações contábeis devidamente fechadas, há uma questão de bastante relevância que pode impedir esse intento, chamado INVENTÁRIO DAS MERCADORIAS, já que grande parte do empresariado só se preocupa com esse quesito em 31 de dezembro.

4.1 - Sem esse inventário, impossível fechar tais demonstrações no decorrer do exercício.

4.2 - De toda forma, não existindo o inventário e caso o responsável técnico anterior emita o balancete, razão e livro diário (não impresso) até 31/10, nada impediria que o novo responsável dê sequencia nos trabalhos, nos moldes abaixo.

4.3 - Basta que o novo RT escriture os saldos das contas analíticas do balancete recebido em seu balanço de abertura em 01/11, dando assim sequência normal da escrituração com os fechamentos definitivos dando-se em 31/12.

Meu ponto de vista acima não se aplica ao procedimento do antigo RT, já que pela sua última postagem, ele fez a transferência de forma transparente, apresentando os registros contábeis conforme exigido pelas normas do CFC.

Fez o que se espera de um profissional correto.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 17:55


Boa Tarde Carlos,

Já passei por varias situações dessa, na verdade as vezes não temos escolha e temos que encarar isso com naturalidade e conheciumento:

1º - Se o contador anterior escriturou os livros e imprimiu inclusive com o balancete apensado voce pode sim continuar a escrituração contabil e seu sistema, como já informaram anteriormente;
2º - Inicie novo balanço de abertura com seu padrão de planificação contabil e incluindo aquelas contas que voce acha necessárias que fazem parte da planificação anterior;
3º - Nesses casos voce deve solicitar toda a documentação que der respaldo a escrituração antes de assumir tudo, pois voce pode se embaraçar em uma possivel reconciliação contabil/fiscal;
4º - Observe o critério de tributação utilizado pelo contador anterior, pois pode ser necessário a impressão de balancetes mensais e trimestrais e se voce não tiver isso na mão pode ficar complicado pra voce para preenchimento de Declarações;
5º - é bom sempre se certificar do status fiscal da empresa, pois em muitos casos podem haver erros de apuração, então sempre faço uma auditoria contabil e fiscal da empresa e caso haja irregularidas voce apresenta ao/s proprietario/s da Cia. para ciência e correções antes de citações de orgãos fiscais.

Um grande abraço


CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 18:10

Boa tarde Brígido Caetano e demais colegas,

Na verdade a empresa em questão trata-se de uma ONG, a qual é isenta de recolhimento de tributos e a contabilizição em sí é para o controle de doeções recebidas e as despesas diversas contraídas para o funcionamento da mesma. Para fins de fechamento de Balanço acho que é indiferente se a mesma recolhe ou não o Simples e demais tributos, correto?
Muito obrigado pela atenção dispensada.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 19:11

Carlos, é relevante no tocante as demais obrigações, pois ONGS não estão isenta de retenções do Imposto de Renda e caso a mesma deixou de reter algum imposto pode haver consequencias.
A escrituração tem que estar sustentando em documentação confiável pois ao contrário pode sofrer sanções como a perda da condição de entidade de interesse publico.

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