x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 6.944

Contabilização de N.F de saída a vista de Serviços

PAULO FRÓES

Paulo Fróes

Bronze DIVISÃO 5, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 09:59

Bom dia a todos.
Tenho uma dúvida no que tange a contabilização de operações de recebimento de N.F de serviços, a vista.

No comércio e revenda de mercadorias, contabilizamos a operação de recebimento de N.F de saída a vista da seguinte maneira:

D: Clientes (A.C)
C: Receitas (C.R)

C: Estoques (A.C)
D: Caixa/Bancos (A.C)

Em se tratando de prestação de serviços, devemos contabilizar a operação citada acima da seguinte maneira:

D: Clientes (A.C)
C: Receitas (C.R)

C: Clientes (A.C)
D: Caixa/Bancos (A.C)



A minha dúvida entra na segunda questão( em itálico):

Se creditamos a conta clientes( A.C) e debitamos a mesma, anularemos o resultado contraído sobre a mesma. Ou seja, na prática, se possuímos crédito inicial com um cliente de R$ 5.000( cinco mil reais), e, em um segundo exercício, apuramos o recebimento( como explicitado acima), da quitação dessa dívida na sua totalidade, creditaremos 5.000 e debitaremos 5.000 na respectiva conta( Clientes - A.C), continuando o mesmo saldo apurado anteriormente.

A minha dúvida é:

Como devo realizar os lançamentos da forma correta, para que o saldo da determinada conta seja zerado? Poderia explicar usando o exemplo citado acima, na prática?



Desde já, agradeço a atenção.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 10:49

Ola Paulo,

Se a receita é a VISTA, para mercadorias ou serviços teremos:

D-Caixa (AC)
C-Vendas de Serviços (CR)
C-Vendas Mercadorias (CR) (somente para mercadorias)

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 11:06

Paulo Luciano Vieira Fróes,
Bom dia!

Sempre que houve recebimento na condição de pagamento a vista, não há o que se falar em Débito na conta Clientes (Ativo Circulante).

O recebimento a vista deixa de ser um Direito e passa a ser um Bem, sendo assim, contabilizasse da maneira e forma como o Sr. Josse Cisso com muita propriedade exemplificou.

...

Se a receita é a VISTA, para mercadorias ou serviços teremos:

D-Caixa (AC)
C-Vendas de Serviços (CR)
C-Vendas Mercadorias (CR) (somente para mercadorias)

"100% focado onde houver 1% de chance"
PAULO FRÓES

Paulo Fróes

Bronze DIVISÃO 5, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 11:26

Agradeço pela informação, Paulo( meu chará).
Entretanto, acredito não ter sido claro na formulação da minha pergunta.

Na prática:

Um cliente da minha empresa, possui dívida conosco de R$ 10.000,00. Em outras palavras, possuímos, no nosso balancete, saldo inicial de 10.000C, na conta CLIENTES A RECEBER( A.C).

Caso esse cliente realize a quitação integral e a vista da dívida, como contabilizarei a operação, para que não seja mais acusado o saldo de 10.000C na respectiva conta do Ativo Circulante?


Att,


Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 11:30

Paulo Luciano Vieira Fróes,

Agora ficou mais "claro" a sua dúvida.

Para quitar o saldo total da Conta Clientes a Receber, proceder da seguinte forma:

D - Caixa/Bancos (AC)
C - Cliente a Receber (AC)

Qualquer dúvida, a disposição.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
PAULO FRÓES

Paulo Fróes

Bronze DIVISÃO 5, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 11:39

Desculpe-me em ser persistente,

Resumindo então,

Em se tratando de prestação de serviços, devemos contabilizar a operação citada acima da seguinte maneira:

D: Clientes (A.C)
C: Receitas (C.R)

C: Clientes (A.C)
D: Caixa/Bancos (A.C)


A minha dúvida entra na segunda questão:

Se creditamos a conta clientes( A.C) e debitamos a mesma, anularemos o resultado contraído sobre a mesma. Ou seja, na prática, se possuímos crédito inicial com um cliente de R$ 10.000( dez mil reais), e, em um segundo exercício, apuramos o recebimento( como explicitado acima), da quitação dessa dívida na sua totalidade, creditaremos 10.000 e debitaremos 10.000 na respectiva conta( Clientes - A.C), continuando o mesmo saldo apurado anteriormente.

Como contabilizarei a operação, para que não seja mais acusado o saldo de 10.000C na respectiva conta do Ativo Circulante?

Lhe agradeço a atenção e paciencia e peço desculpas pelo incômodo!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 11:45

Paulo Luciano Vieira Fróes,

Quando da prestação de serviço a prazo, temos:

D-Clientes (AC)
C-Vendas de Serviços (CR)

Quando do pagamento do serviço, tem-se o lançamento a CREDITO na conta Clientes, desta forma:

D-Caixa/Bancos
C-Clientes

Diminuindo ou zerando totalmente o saldo desta conta.

Observe com atenção os lançamentos, para não fazer confusão.

Qualquer dúvida, a disposição.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 12:17

Paulo, só colocando meu ponto de vista, a contabilização ficaria assim:

Apropriação da Venda de Serviços.
D - Cliente
C - Receita de Prestação de Serviços.

Recebimento da Prestação dos Serviços.
D - Caixa
C - Cliente

Um pequeno detalhe nesta questão de a vista ou a prazo.
Não tem problema usar a configuração acima para contabilizar receitas a vista. Basta contabilizar a receita e o pagamento com a mesma data. Com isto também subentende-se o pagamento a vista.
Mas tem pessoas que "preferem" contabilizar direto (c - receita; d - caixa). Fica a critério de cada um.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.