x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 4.879

Acerto de exercícios anteriores

Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 10:12

Olá Prezados colegas! Fiz uma pesquisa no fórum e não encontrei uma solução para o meu caso específico, por isso criei este tópico.

Tenho o seguinte problema. Trabalho em um escritório que terceirizou a contabilidade de uma empresa nos anos de 2005 a 2010. O outro contador recebeu para fechar esses exercícios.

O problema que venho enfrentando está na conta de fornecedores. O terceirizado fez lançamentos em uma conta única de Fornecedores Diversos, mas não fez qualquer controle das baixas e algumas até não foram efetuadas. E isso se perpetuou de 2005 até 2010.Os livros já foram impressos, encadernados e autenticados na Junta Comercial. Só que em 2011 preciso continuar a contabilidade e os saldos estão completamente errados desde 2005 à 2010. O meu sistema de trabalho é criar uma conta para cada fornecedor, o que já fiz, bem como as transferências para melhor classificação nas contas específicas de cada fornecedor. O saldo da conta de fornecedores ficou com um saldo altíssimo e que preciso acertar.

Como posso fazer o acerto desta conta de fornecedores diversos, desde 2005 a 2010, quando os exercícios já estão encerrados e os livros autenticados? Não consigo encontrar uma solução para acertar tantos anos de lançamentos incorretos.

Fico grato pela colaboração!

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 16:59

Boa tarde Felippe!

Pois é isso ocorre com frequencia, na minha opinião eu solicitaria aos fornecedores da empresa uma situação de endividamento da empresa, que na maioria das vezes não deve nada, e faz o ajuste. Caso não tenhda dividas é só pedir uma carta de quitação dos periodos para calçar as informações.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 18:04

Olá Humberto Muniz, eu agradeço o seu contato!

Acontece que tenho as duplicatas quitadas. O problema é que elas não foram lançadas, é isso. O saldo na conta de fornecedores está altíssimo. O meu questionamento é como acertar de 2011 pra cá esses exercícios anteriores em que a baixa não foi efetuada, já que os livros comerciais estão registrados e autenticados.

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 10:19

Olá Fellipe, bom dia

Vamos lá:

Primeiramente reconcilie todos os saldos existentes.

Caixa
Bancos
Clientes
Estoques (verifique se foi feito inventário) , verifique se há compras realizadas e recebidas no final do exercício se foram consumidas vendidas ou não etc.
Imobilizado (faça uma análise e constate se teve despesas contabilisadas no imobilizado)
Depreciações Acumuladas (tem influencia no resultado tambem)

Com referência as obrigações adote o seguinte critério:

Implantação de saldos cosniderando:

Fornecedores: Adote o saldo inicial pelo valor de duplicatas, faturas pagas no presente exercício ref, aquisições do periodo anterior - Exemplo: compra em 12/01 paga em jan/02

Empréstimos : Alem dos empréstimos normais, verifique nos extratos bancários se foram utilizados limites de contas garantida e cheque especial ou saldo devedores em contas correntes;

Financiamentos: verifique se há, e segregue os ecargos financeiros das anortizações;

Salários a Pagar: Sugestão é adote o saldo liquido da folha do ultimo periodo, caso não seja paga em regime de caixa

E assim por diante...

Após implantados todos os saldos faça o lançamento pela diferença entre o Ativo e Passivo.






aloisio antonio luz cordeiro

Aloisio Antonio Luz Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 15:32

Fellipe,
um outro ponto a observar... aproveite e olhe o seguinte: se as duplicatas tivessem sido contabilizadas na data certa, teria caixa suficiente. Explicando, como já fui auxiliar de um fiscal do estado, essas situações são mais comuns que imaginam, isso significa passivo ficitício, omissão de saídas de mercadorias por estouro de caixa. Sujeição a auto de infração.
A hipótese é: se ele contabilizar na data, o caixa é suficiente ou vai estourar, ficar credor contabilmente. Se ficou credor, taí o motivo desse "erro".

Contador
Professor
Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 10:10

Aloísio e Brígido obrigado pela respostas de vocês dois!

Aloísio,esta questão eu já havia pensado sobre o caixa suficiente e possível estouro. O que está feito não posso voltar atrás. Mas o que vc sugere que posso fazer? Lembro que as duplicatas estão pagas e estão comigo. O problema é a falta do lançamento. Pela sua experiência como auxiliar de um Auditor Estadual o que vc sugere que eu faça para corrigir?

aloisio antonio luz cordeiro

Aloisio Antonio Luz Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:07

Felippe,
a única forma de regularizar essa situação, se estouraria de fato, seria oferecer à tributação: verificar o estouro no mês e fazer reconhecimento de dívida perante o fisco. Problemas: ele seria mantido no regime de tributação federal ao refazer as contas de receitas? Em não ficando, quais as implicações, cairia para Lucro presumido? Quanto estaria devendo nessa forma de tributação?
O que eu faria:
- numa planilha excel, refazia o caixa por valor, sem outras preocupações de forma
- constatado estouro, estouros, verificação de implicação na esfera federal (deixar de ser simples - passando a Presumido ou Real) - na esfera estadual, se contribuinte do ICMS, qual o montante envolvido de dívida (estouro X 17% ou 18% não sei a alíquota do seu Estado)
- Se não for você, conversar com o titular do escritório sobre a situação, o ônus é do contribuinte, mas vocês estão assumindo a escrita e, em tese, sabem do 'pepino'.
Enfim, tem que ser algo bem pensado e, principalmente, envolver o empresário. O empresário pode querer continuar "contando com a sorte", ou seja, torcendo para não ocorrer fiscalização nessas esferas.
Aloísio.

Contador
Professor
Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 11:21

Aloisio, sua colocação foi excelente!

Eu posso sim, fazer esse levantamento do caixa, verificar a possibilidade de oferecer a tributação e as implicações que isso acarretaria. Mas Aloisio, como vc me orientaria em relação aos livros que já foram registrados na Junta Comercial? Existe algum tipo de "acerto" destes livros? Caso eu refaça tudo para acertar, como posso acertar isso nos livros. Essa também é uma das minhas preocupações.

Muito obrigado pela sua ajuda!

aloisio antonio luz cordeiro

Aloisio Antonio Luz Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 12:25

Felippe,
pode ser que algum colega tenha opinião diferente, mas eu não corrigiria escrita passada, inclusive todas as minhas obrigações acessórias foram feitas baseadas nelas e teria que refazer isso também. Não sei o custo benefício para empresa, bem como para o escritório.
Todas as correções que eu fizer e que tenham ônus tributário estarei/estaria regularizando hoje e registrando contabilmente hoje. Acho que o 'hh' desprendido por você já é o suficiente para começar "do zero" essa escrita. O honorário tem que ser bom... rsrs.

Contador
Professor
PATRICK LOPES

Patrick Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 12:39

Ola Felipe,

Sugeria vc juntos aos fornecedores pedir uma relação do que encontra-se em aberto ate determinada data. exemplo 31/12/2010...

E ajustar o seu saldo de cada fornecedor de acordo a relação que os fornecedores lhe enviou, usando a conta de ajuste de exercícios anteriores que encontra-se no passivo.

Dara um pouco de trabalho, mas para ficar certinho compensa.

Sds.

Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 15:26

Patrick,

Pensei em fazer uma transferência de saldos da conta "Fornecedores Nacionais" para as contas de cada fornecedor e efetuar a baixa neste exercício, colocando uma ressalva no histórico que é referente aos exercícios passados, será que teria algum problema?

As duplicatas estão aqui e sei que estão todas pagas. Eu não precisaria contactar os fornecedores para pedir essa situação. O problema é que o lançamento não foi efetuado.

Vocês estão me ajudando muito! Obrigado mesmo! Eu sou da Escrita Fiscal e estou ajudando um principiante na parte Contábil, por isso a minha falta de informações.

PATRICK LOPES

Patrick Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 15:59

Felipe,

No caso faria ajuste da conta fornecedores nacionais para a conta de cada fornecedor separado? sim, nao vejo problema algum, lembrando que as informações devem bater com o saldo de fornecedor em aberto no sistema fiscal... a diferenca que sobrar na conta de fornecedores, que provavelmente nao fechara 100%, vc faz o ajuste contra a conta ajuste de exercicios anteriores. ok

Sds.

Felippe R. Rocha

Felippe R. Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 16:11

Poxa Patrick, então acho q vc fechou as minhas dúvidas. É exatamente isso que vc colocou que já estou fazendo. Só tenho a agradecer cara! Juntando os seu conhecimento com os dos outros colegas Aloísio, Brigido e Humberto consegui fechar esse assunto!

Me coloco a sua disposição e dos demais, sempre que precisarem de alguma coisa!

Saudações cariocas! Grande abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.