x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.517

ajustes exercicios anteriores

JAIRO MOREIRA DOS SANTOS

Jairo Moreira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 16:09

Quarta-Feira, 31 de outubro de 2012 às 15:45:43

Boa tarde aos colegas,

Estou com um problema novo para resolver, gostaria de contar com a experiências dos nobres colegas neste novo particular que narro abaixo:

1 - Estamos fazendo a contabilidade de uma empresa de transportes de cargas ano calendario 2011,

2 - No balanço encerrado em 31/12/2010 consta na conta ativo imobilizado um valor lançado na conta veículos refletindo unicamente os pagamentos efetuados de parcelas orienda de contatos de financiamentos diversos a qual a empresa não tem controle sobre os mesmos do seu respectivo indiviadamento na época (31/12/2010 ), leasing entre outros contratos,cujos mesmos não foram lançados contrapartida do endividamento no passivo circulante.

3 - Ocorre que estamos encerrando o balanço 31/12/2011 e a empresa informou que consultando o Bacem , informaram seu endividamente nesta data no valor de R$ 11.000.000,00 ( onze milhões de reais )

4 - Minha dúvida:

Como proceder o lançamento na conta financiamentos ( Passivo Circulante ) para acertar esta informação tanto no lançamento no Ativo Imobilizado conta veiculos como também através de ajustes exercicios anteriores ?

Gostaria de contar com ajuda dos nobres colegas para resolução desta dúvida,

Obrigado a todos

Jairo Moreira dos Santos

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 09:39

Jairo Moreira dos Santos.

Bom dia meu caro! a principio vamos entender um pouco sobre a conta de ajustes de exercícios anteriores.

Os registros dos fatos contábeis são suscetíveis de erros, que poderão ou não interferir na apuração do resultado e, conseqüentemente, na base imponível do Imposto de Renda relativo ao exercício em determinado período. Partindo do pressuposto de que a escrituração contábil é a fonte de informações para a apuração do lucro ou prejuízo fiscal, qualquer erro no registro de um fato, via de regra, poderá provocar o aumento ou diminuição do imposto devido em determinado exercício.

Em fim, quando deve ser usada a conta de ajustes?

De acordo com a Lei da S/A, o lucro líquido do exercício não deve estar influenciado por efeitos que pertençam a exercícios anteriores, ou seja, deverão transitar pelo balanço de resultados somente os valores que competem ao respectivo período. Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

Bons estudos!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 18:32

Olá Jairo, boa tarde

Não dá pra você acertar os saldos contábeis, sem os documentos nas mãos, principalmente porque você está falando em contratos de financiamentos inclusive o leasing.

Existe a questão dos juros embutidos nos financiamento, e tipos de contratos de leasing, e ainda você precisa saber as amortizações feitas até agora.

Quando você fala em BACEM, pode estar com dados dos contratos totais, e não os contratos amortizados, e sendo assim o saldo contábil. teoricamente é menor que o do BACEM.

O princípio da Prudencia é o melhor caminho no seu caso, principalmente porque depois da Lei 11638, houve significativa alteração na contabilização dos contratos de leasing.

boa sorte e bom trabalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.