x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.762

Balanço Produtor Rural - PF

Marina Brum

Marina Brum

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 18:46

Boa noite colegas, estou numa situação que não sei por onde começar, tenho um cliente que é produtor rural, minha mãe era contadora dele e como ela veio a falecer, estou tomando a frente do escritório, mas pelo que vi, ela não fazia balanço, não sei se é obrigatório para produtor rural pessoa física e o escritório não é dentro da empresa, ela era autônoma, então parte de custos, entre outras coisas provavelmente ela não tinha acesso, e eu nunca fiz balanço(mal mal na época da faculdade)queria uma luz pra saber por onde começar fazer balanço, se realmente é obrigatório, pois como ele tem notas fiscais desde 1998. se os produtos são lançados. Queria saber disso antes de jogar fora essas notas, pois esta ocupando muito o espaço no escritório. E estou desesperada pois não sei por onde começar.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 22:03

Marina Brum,
boa noite.

A legislação do imposto de renda determina que somente seja feito livro caixa, se o faturamento bruto for acima de determinado valor.

No caso de espólio, em prestações de conta, geralmente o judiciário trabalha com relatórios e respectivos comprovantes, onde a melhor apresentação seria via via balancetes - razão, além do livro caixa.

Leia mais a respeito aqui no sítio da SRF, e também aquí, além de fazer pesquisa em nosso banco de dados.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Regislândia Batista

Regislândia Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 22:24

Marina, só complementando...
Cuidado ao se desfazer das notas fiscais de seu cliente, pois o fisco exige que ela sejam guardadas pelo período mínimo de 5 anos.
E quando for fazer o imposto de renda no próximo ano desse produtor, lembre-se que os limites são diferentes do Imposto de Renda das demais pessoa física.
Desejo boa sorte a você, procure manter a calma, todo início é difícil, sempre que tiver dúvida entre no fórum ou procure os órgãos públicos, sempre haverá alguém para lhe auxiliar


Abraços

Marina Brum

Marina Brum

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 12:17

Pode deixar Regislândia, tenho notas desde 1998, mas antes de jogar fora vou fazer o livro caixa que o Hugo comentou, mas vou verificar a informação que ele passou no site da receita, porque fazer esses lançamentos não vai ser nada fácil e desesperar em vão, já ta me dando gastrite rsrs.


Obrigada pela informação

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.