x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 838

Arquivar documentos

Marina Brum

Marina Brum

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 10:42

Bom dia colegas, gostaria de saber até quando devo guardar documentos das empresas, pois onde eu arquivo está ficando sem espaço, então queria jogar fora(claro com a autorização da empresa), mas queria ter certeza quais que posso? Sei que a parte pessoal não, mas quais exatamente? Exemplo: folha pgto, inss, fgts, rais, caged etc. E a parte fiscal, as notas, declarações? Tenho empresa que já deu baixa, outros que sumiram e a empresa encontra em aberta, pois eram clientes antigos que quando peguei a frente do escritório, a antiga contadora não prestava serviço mais. E são documentos de 10, 12 anos atras? Como faço?

Me ajudem, obrigada

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 10:48

Marina, as legislações tem um prazo de prescrição ou decadencia que em geral são de 5 anos. Faça um protocolo e devolva os documentos para as empresas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Marina Brum

Marina Brum

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 11:00

Mas Guto, tem empresa que não faço a minima ideia de quem é que seja. Outras sei de quem são, mas "sumiram". E algumas são poucos documentos, exemplo: apenas um livro de empregado, ou de inventário com apenas o nome da empresa, ou contrato.E dizem que a parte pessoal deve manter, para efeito de aposentadoria.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 10:35

Marina Brum,
Bom dia!

Para evitar que a responsabilidade recaia sobre o profissional contábil, faça um comunicado por escrito e envie para o seu cliente (no último endereço conhecido) com AR.

Assim, você terá um documento comprobatório, que tentou comunicação com o cliente para tratar de assuntos de interesse dele, porém o mesmo não foi localizado, ou, não compareceu conforme solicitação.

Resguarde seus serviços e responsabilidade, sempre com base em documentos.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.