x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.208

pro-labore em custos

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 14:13

Sandra,

Pode existir sim casos onde pró-labore é custo por meio de absorção, como pode ser que não podemos caracterizar o pró-labore como custo.

Exemplo:

A empresa tem três sócios, dentre os três sócios, apenas dois participam ativamente dos trabalhos da empresa, percebendo pró-labore e ou outro somente os dividendos.

Dos dois sócios que trabalham na empresa, um tem o cargo de diretor de produção e somente trabalha na produção, não tendo influência alguma nas demais áreas da empresa e o outro é o diretor presidente que é envolvido com todas as áreas da empresa.

No caso exemplificado acima, o pró-labore do diretor de produção é um custo de produção e poderá ter o tratamento por meio de absorção.

Agora se a empresa tem um único sócio e seu trabalho não é voltado exclusivamente na produção, aí não é custo, pois o resto da empresa depende dele, onde entendo que ele deve ter C.C próprio não confundindo com os demais.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.