x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.703

Reversão de despesa

Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 11 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 21:59

Tenho lançamentos de consumo de material de estoque de material de manutenção e tenho também lançamentos de despesa com serviços de manutenção, exemplo manutenção de elevador e antes de fechar a contabilidade a contadora efetua lançamentos de créditos nestas contas de despesas de manutenção e transfere para contas de ativo, dúvida, isso está correto? Tem alguma norma ou CPC que eu possa estudar?

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 22:49

Boa noite Michelle.

Seria interessante você conversar com a contadora para verificar o porque destas transferências.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
aloisio antonio luz cordeiro

Aloisio Antonio Luz Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 22:57

Michelle,

os gastos com manutenção quando aumentam a vida útil do Imobilizado ou quando os benefícios dessa manutenção perdurem por mais de um exercício social devem ser ativados. Isso se coaduna com o CPC 27 – Imobilizado. Cabe analisar se essa foi a intenção ao reclassificar as despesas para ativos e se sua situação está dentro dessas possibilidades.

Ilustrando: em grandes indústrias temos a figura da parada programa dos ativos. Essas paradas programas objetivam recompor/restabelecer a capacidade de produção do ativo que, em decorrência do uso, vai paulatinamente perdendo a eficiência. Nesses casos, as paradas programas são cíclicas: a cada três anos, a cada quatro anos, etc. Os valores desembolsados são ativados e depreciados em função do ciclo. No exemplo de três anos amortizaríamos o gasto ativado em 33,33% a.a. Se quatro anos, 25% a.a. ...

Bom, se não foi esse o seu caso, nada de aumento de vida útil, o gasto será consumido em um ano e são despesas efetuadas anualmente ... então o objetivo foi incremento de resultado, redução de custo ou despesa (‘martelada’). Algumas empresas têm indicadores e metas: atingir custo de produção de XX, atingir resultado operacional de YY, etc. Vamos para o primeiro exemplo: preciso atingir o custo de XX, mas se eu lançar aquela manutenção do ativo eu fico com XX + 5%. Daí minha colocação... Ainda não sendo esse o caso, conversar com a Contadora.

Enfim, da uma olhada no CPC 27, ajuda. Em termos de livros, aconselho o Manual de Contabilidade Societária da Editora Atlas, tem uma parte que trata exclusivamente desse assunto.

Espero ter contribuído e caso ainda remanesçam dúvidas é só clicar.

Grande abraço e boa leitura !

Contador
Professor
Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 21:38

Boa noite Aloisio!

Sua resposta contribuiu e muito, já suspeitava dessa reclassificação ser apenas "martelada", mas queria base teórica para poder questionar o fato, pois realmente não incrementam o ativo, E essas reclassificações acabam influenciando na gestão do orçamento e custo de produção.

Obrigada.

Abraços.

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.