x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 10.259

Saldo conta corrente

Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 15:12

Amigos,

Como faço para ajustar o saldo de uma conta contábil que veio com o saldo errado do exercício anterior. A conta em questão é Banco conta Movimento, o saldo está a menor, não foi contabilizado o extrato de dois meses.

Obrigado

Michel Santos
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 15:33

boa pergunta, pq eu tb estou com quase o mesmo problema com relação a lançamentos - estou no regime de caixa e ano que vem aderi ao regime de competencia e não sei como transferir estes saldos. Preciso saber como colocar o saldo na conta banco conta movimento.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 16:45

Michel, boa tarde!

Amigos,

Como faço para ajustar o saldo de uma conta contábil que veio com o saldo errado do exercício anterior. A conta em questão é Banco conta Movimento, o saldo está a menor, não foi contabilizado o extrato de dois meses.

Obrigado

Utilize a conta ajustes de exercicios anteriores, no banco de dados do Forum tem material que trata do assunto, faça uma pesquisinha básica você ficará surpreso com tanta informação.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 16:49

Sandra Rodrigues.

boa pergunta, pq eu tb estou com quase o mesmo problema com relação a lançamentos - estou no regime de caixa e ano que vem aderi ao regime de competencia e não sei como transferir estes saldos. Preciso saber como colocar o saldo na conta banco conta movimento.

você deverá (se seu sistema permitir) lançar somente os saldos das contas patrimoniais, por exemplo saldo final do caixa R$ 120,00

Ativo
Ativo circulante
Disponibilidades
Caixa.............120,00D
Bancos conta movimento.....130,00D

Passivo
Passivo circulante
Fornecedores..........120,00C

Etc.

Bom trabalho.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2012 | 18:00

Claudio Rufino, muito obrigado!

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2012 | 08:48

Obrigado, mas continuo precisando de ajuda.

Após ler esse vasto material me veio algumas conclusões e questionamentos.

Conclui que em meu plano de conta tem que ter uma conta no PL referente a AJUSTES DO EXECÍCIOS ANTERIORES. A meu questionamento é posso usar essa conta para ajustar uma conta do ATIVO. Porque desse meu questionamento, na conta banco conta movimento não foi contabilizado o extrato de novembro e dezembro. Sendo que a contabilidade já foi encerrada e o livro já foi registrado. Agora estou fazendo a contabilidade de 2012 e preciso ajustar o saldo dessa conta para os demais meses fiquem com os saldos corretos.

Abrigados amigos!

Michel Santos
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2012 | 09:07

Michel.

Continuo precisando de ajuda.

Após ler esse vasto material me veio algumas conclusões e questionamentos.

Conclui que em meu plano de conta tem que ter uma conta no PL referente a AJUSTES DO EXECÍCIOS ANTERIORES. A meu questionamento é posso usar essa conta para ajustar uma conta do ATIVO. Porque desse meu questionamento, na conta banco conta movimento não foi contabilizado o extrato de novembro e dezembro. Sendo que a contabilidade já foi encerrada e o livro já foi registrado. Agora estou fazendo a contabilidade de 2012 e preciso ajustar o saldo dessa conta para os demais meses fiquem com os saldos corretos.

Abrigados amigos!


No seu plano de contas deverá ser criada essa conta para fazer o ajuste, pois na sua primeira postagem você nos disse que "precisava ajustar o saldo da conta que veio errado", então o lançamento será o seguinte:

d = bancos conta movimento(AC)
C = ajuste de exercicio anterior(PL)
Hp = valor do saldo da conta debita que ora regularizamos.

Pronto, seu saldo de banco estará fechado de acordo com o extrato.

Bons estudos.

Literatura complementar:

Os registros dos fatos contábeis são suscetíveis de erros, que poderão ou não interferir na apuração do resultado e, conseqüentemente, na base imponível do Imposto de Renda relativo ao exercício em determinado período.

Partindo do pressuposto de que a escrituração contábil é a fonte de informações para a apuração do lucro ou prejuízo fiscal, qualquer erro no registro de um fato, via de regra, poderá provocar o aumento ou diminuição do imposto devido em determinado exercício.

De acordo com a Lei da S/A, o lucro líquido do exercício não deve estar influenciado por efeitos que pertençam a exercícios anteriores, ou seja, deverão transitar pelo balanço de resultados somente os valores que competem ao respectivo período.
Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

Se a sua dúvida era se podia usar a conta, claro que pode está com respaldo na legislação em especial na lei das SA´s.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 23 dezembro 2012 | 10:24

Claudio Rufino
Desculpe por voltar a perguntar novamente - eu tenho o programa e-contab e não estou conseguindo lançar somente os saldos. Tem jeito de vc passar os lançamentos passo a passo.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 23 dezembro 2012 | 13:31

Claudio Rufino
Mais precisamente, a conta fornecedores tá negativa, é uma prestadora de serviços na Area de Administração de Empresas.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 dezembro 2012 | 23:03

Claudio Rufino, a mesma resposta que vc deu para o Michel serve para mim.

Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 06:58

Sandra Rodrigues.

Lhe apresento uma postagem que já consta no banco de dados do Forum, então espero que a mesma lhe seja mui útil.

Vamos lá:

O Balanço de abertura ou balanço inicial advem de dois pontos importatíssimos a saber:

1 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.

Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.

A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes

ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO

Empresa Nova ou em Implantação

O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, será:

a) a Declaração de Firma Individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.

O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.

A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.

O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:

D - Capital a Realizar Sócio "a"
C - Capital Subscrito Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$

Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:

Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.

No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.

D - Caixa
C - Capital a Realizar Sócio "a"
Recebido para integralização do capital subscrito...........R$

2 - Empresa sem Escrituração Contábil

Por desconhecimento da obrigatoriedade e da utilidade da escrituração contábil, existem casos de empresas que funcionam há vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular.

Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.

O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.

Conhecidos os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num "elenco de contas" ao qual fazemos referência adiante.

No Ativo, serão devidamente agrupados os bens e os direitos.

No Passivo, figurarão as obrigações.

Para se obter a igualdade : ATIVO = PASSIVO, deve-se considerar, juntamente com o Passivo, o valor do Capital registrado.

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver maior, a diferença deverá ser denominada "Lucros Acumulados".

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver menor, a diferença deverá figurar como "Prejuízos Acumulados", como redutora do Capital.

Qualquer que seja a forma de escrituração, há a necessidade de se proceder ao registro dos elementos Ativos e Passivos para abertura da escrita, o que pode ser feito através dos seguintes lançamentos no diário:

A) Registro dos Elementos Ativos

D - Caixa (AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Saldo existente em ..../...../........................ R$ 2.000,00

D - Bancos Conta Movimento(AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Saldo existente em ..../...../.........................R$ 10.000,00

D - Estoques de Mercadorias(AC)
C - Balanço de Abertura(PC)
Estoque existente em ...../....../.................R$ 80.000,00

D - Móveis e utensílios(AI)
C - Balanço de Abertura(PC)
Móves e utensilios existentes conforme relação.......R$ 4.000,00

B) Registro dos Elementos Passivos

D - Balanço de Abertura(PC)
C - Duplicatas a Pagar(PC)
Duplicatas existentes conforme relação.....R$ 20.000,00

D - Balanço de Abertura (PC)
C - Obrigações Sociais(PC)
Obrigações a pagar conforme relação e cópias........R$ 7.000,00

D - Balanço de Abertura(PC)
C - Obrigações Tributárias(PC)
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..................R$ 4.000,00

C) Registro do Capital Social (Registrado)

D - Balanço de Abertura (PC)
C - Capital Social(PL)
Valor do Capital Social registrado conforme Contrato Social. ............R$ 30.000,00

D) Registro do Lucro Apurado

D - Balanço de Abertura(PC)
C - Lucros Acumulados(PL)
Valor do lucro apurado no Balanço de Abertura. ......R$35.000,00

Efetue todos lançamentos, com a data igual ao do Balanço de Abertura.

BALANÇO DE ABERTURA EM: ____/____/______

Empresa:______________________________

CNPJ: ______________________

Depois que forem realizados os lançamentos acima e elaborado o balanço conforme o modelo exposto, tudo devera ser transcrito no livro diário, sendo que as relações, cópias de documentos assim como as memórias de calculos deverão ficar arquivados a disposição de eventuais fiscalizações que vierem a acontecerem.

Legendas: AC = ATIVO CIRCULANTE
PC = PASSIVO CIRCULANTE
AI = ATIVO IMOBILIZADO
PL =

Nota 1: a conta "Balança de Abertura" deverá ser criada no PL ou se preferir no grupo das contas de resultado lá no final, a aludida conta será transitória e não ficará com saldos.

Nota 2: a conta "fornecedores" não é uma conta negativa mas sim uma conta credora.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Josafá Nunes dos Santos

Josafá Nunes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 11:15

Bom dia Pessoal.


Dá a impressão que estas contas não foram conciliadas.
O Saldo de uma conta é representada pelos seus registros.
Será que houve lançamento que não é deste banco?
O que aconteceu para que o saldo não esteja de acordo?
Mediante as respostas, poderá ser apresentadas as possíveis soluções.
Mas primeiro é necessário saber a causa.

Abraços

Josafá Nunes
Consultor Tributário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.