x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 18.442

Calcular o Patrimonio Liquido

KELLY RIBEIRO

Kelly Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 10:29

Bom dia

Preciso que alguem me ajude, sobre como eu faço para apurar o valor do Patrimonio Liquido de uma empresa, que ja existe a anos, porem nao contabilizava os registros, nada.

Como ja disse em outro topico, acabei de me formar e estou começando a trabalhar nessa empresa como contadora agora, se puderam ser o mais descritivel possivel eu agradeço.

Obrigada e um 2013 cheio de bençãos!

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 10:45

Kelly,

Primeiramente com o contrato social em mãos, credite capital social contra capital social a integralizar.

Após isso, com base nas documentações fornecidas a você faça os respectivos lançamentos.

Sugiro se apegar ao extrato bancário, ele revelará e te ajudará em muitas coisas.

Apure as contas de resultado e a diferença entre receitas, custos e despesas, integrará o PL.

Existe a questão traumáticas dos tributos. Neste caso verifique o regime de tributação desta empresa e aplique sua sistemática.

Caso a empresa seja optante pelo simples, ou apuração pelo Lucro Presumido, em valores identificados no extrato que se trate de receita e que eventualmente não tenha sido emitido a NF e consequentemente apurado os tributos incidentes sobre a NF, solicite a emissão e calcule os tributos acrescido de multa e juros para recolhimento.

Enfim, o trabalho é gigantesco e tem que ser feito com muita cautela, mas dada a circunstância não existe muita alternativa.

Sei que não devo entrar no mérito, mas quando acontece esse tipo de situação, costumo cobrar ou acertar um valor para o acerto dessas contabilizações retroativas.

Abs

KELLY RIBEIRO

Kelly Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 11:24

Entao...

eu vou pegar o valor do capital social investido que consta no Contrato Social, e lançar como se a empresa começasse agora.
Dai, com os registros que eu possuir, eu apuro uma DRE para obter os valores referentes, e lança-os normalmente tambem, certo?

Mas... ai esse valor nao vai ser irreal? e quanto ao valor dos patrimonios que realmente existes e ainda tem?

Pois, a empresa ja existe a anos, e passou por uma queda, e estamos tentando reergue-la.

Eu preciso saber, como iniciar nesse caso, contabilizar o que ela realmente é hoje, preciso tambem apurar esses valores de patrimonios fisicos que ela possui e ainda nao sei como.
Isso é o correto?

Obrigada

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 11:39

Então Kelly,

A contabilidade tem que refletir o que é real, pois se não ela não serve para nada.

Você somente irá conseguir demonstrar isso se você tiver todos os docs na mão que acho muito dificil isso acontecer nesse primeiro momento, se não, não haverá milagres.

No caso essa empresa não ficou assim por sua culpa, pelo relatado a responsabilidade foi do próprio dono e a partir de agora a responsabilidade é sua.

O trabalho não poderá ser feito por deduções e nem por informações do sócio, você precisa de documento para expor sua opinião contábil que lhe compete. Enquanto não houver a documentação, você não tem a garantia de que determinado valor é referente a despesa informada. Caso isso aconteça, a responsabilidade é do contador.

Exemplo disso é que poderá ocorrer no percurso do trabalho é que um fornecedor de repente cobre um valor que você não tenha contabilizado por falta do doc e consequentemente o valor não está no passivo.

Você somente identificará a situação no extrato bancário, pois seu cliente efetuou o pagamento e quando você viu o documento fiscal que provavelmente você exigirá ele é de 1900 e bolinhas. Como a NF é muito antiga, será inevitável considerá-la diretamente no resultado e assim compondo o PL.

Mantenha foco no extrato bancário, ele te revelará muitas coisas e você conseguirá compor o seu PL.

Sugestão: Não se apague ou se comprometa a demonstrar o PL "real" nos dias de hoje. A contabilidade se auto-ajusta pela sua ciência e metodologia. Tenho certeza que se você se dedicar a esse trabalho, através de controles, etc, por esse auto-ajuste você terá essa informação que precisa no mais tardar em 4 meses.

Abs

ANGELA Bassetti

Angela Bassetti

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 16:26

boa tarde, alguém pode me ajudar por favor, fechei o balanço de uma associação que teve superavit de 98.000,00 no exercício, no ano anterior o patrimônio social era de 836.000,00, porem agora no fechamento ele continua com 836.000,00 não acresceu o valor do superavit do superavit ao patrimonio social est desta forma, como segue abaixo
2 - passivo 1.110.314,13 c
2.1 - passivo circulante 174.740,53 c
2.1.1 - valores exigiveis a curto prazo 174.740,53 c
2.1.1.04 - obrigações trabalhistas 530,15 C
2.1.1.06 - outras obrigações 174.210,38 C
2.4 - patrimÔnio social 836.801,50c
2.4.2.02 - superavit do exercicio 98.772,10 C
Total do PASSIVO 1.110.314,13 C

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.