x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 610

Contabilização de Empresa no Simples Nacional

Eduardo Affonso Rodri

Eduardo Affonso Rodri

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 11:41

Bom dia a todos, feliz 2013 !

Sou recém formado em técnico contabilidade e gostaria de atuar como profissional autônomo , já que trabalho em uma empresa no setor fiscal.

Tenho algumas dúvidas com relação a contabilização de empresas no simples nacional e preciso da ajuda de vocês, pois pergunto pra um pra outro e há uma divergência de informações.

Seguem minhas dúvidas:
1º) No caso de empresa de comércio, tenho que ficar controlando estoque do cliente?

2º) No caso de empresa prestação de serviço, essa nota fiscal tenho que lançar no fiscal?

3º) Como faço para cadastrar uma empresa no simples nacional (todos os orgãos) ?

Eduardo

Quem tem fé, tem tudo. E quem não tem fé, não tem nada !
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 15:48

Eduardo, boa tarde

Segue comentarios.


1º) No caso de empresa de comércio, tenho que ficar controlando estoque do cliente?

O estoque normalmente é controlado pelo cliente, na contabilidade fica a responsabilidade de escrituração do livro inventario.
É importante tb fazer checagem da coerencia do que esta sendo informado, por exemplo, não ter estoque e ter saida, ou ter mudança de estoque sem entrada/saida.. etc

2º) No caso de empresa prestação de serviço, essa nota fiscal tenho que lançar no fiscal?

Sim. deve ser lançado tanto para apuração de impostos como para escrituração contabil

3º) Como faço para cadastrar uma empresa no simples nacional (todos os orgãos) ?

Para empresa já constituida vc deve faer o pedido no portal do simples nacional até o final de janeiro, o órgão comunica aos demais.
Vc só deve observar a emissão de nota fiscal que deve ser informada a opção.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.