x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.915

Contabilização de cheques de terceiros

SYLVIA

Sylvia

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 10:09

Gente, tenho uma dúvida...

A empresa recebe vários cheques de fornecedores no nome do dono da empresa, uma vez que a transação inicial não houve emissão de NF.
Para evitar que valores altos caiam na conta da Pessoa Física, e evitando a tributação do IR, o empresário repassa esses cheques para terceiros.

Contabilmente, como irei registrar esse fato na contabilidade?

Sylvia.
Edson Simões

Edson Simões

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 10:27

Sylvia, bom dia!

É uma situação difícil, pelo que eu entendi, o empresário recebe cheque em seu nome, referente a uma transação comercial de sua empresa e sem a emissão da NF!

Neste caso não há contabilização, pois, não houve fato gerador, não houve venda e nem recebimento, já que contabilmente a empresa não vendeu nada com nf, e o recebimento de cheques é via pessoa física!

Não vejo outra forma de regularizar a situação que não seja reconhecer todas as receitas e levar a tributação como PF.

Att,

Edson Simões
Edson Simões

Edson Simões

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 11:17

É Sylvia,

Sei como é difícil essa situação, e o pior nós contabilistas temos que resolver esses eventos, e ainda querem que não seja gerada nenhuma carga tributária. Mas, não vejo outra situação para o que você descreveu acima.

Sylvia, precisar de algo pode contar comigo.

Boa sorte!

Edson Simões
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 14:48

Boa tarde!

A situação não é tão simples assim, o Contador não pode admitir que seu cliente realizasse estas operações na empresa, sendo assim ele está sendo solidário à sonegação fiscal sob as pelas na Lei.

Não é o contador que tem que arrumar formas de contabilizar a empresa, mas o empresário que tem que agir de forma correta emitindo documentos hábeis para serem escriturados.

Ao iniciar o contrato de prestação de serviços, o contador deve orientar o cliente (empresário) sobre os deveres e direitos do mesmo e como ele deve emitir os documentos fiscais.

Orientar também a forma de controlar o fluxo financeiro da empresa, com livro caixa e de contas correntes, emitindo documentos e registrando todas as operações financeiras da empresa.

Se o empresário acredita que está pagando muito imposto, o que o contador tem que fazer é um planejamento tributário para a empresa, enquadrando a empresa de forma que haja uma carga tributária menor ou adequada à empresa.

O Contador não pode admitir que seu cliente opere desta forma na empresa.



A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.