x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.944

imobilização vasilhames

ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA RODRIGUES ALVES

Adriana Cristina de Oliveira Rodrigues Alves

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 13:31

oi, boa tarde

estou fazendo uma escrituração de notas de vasilhames , mas não foi uma compra e sim uma industrialização , a empresa manda sucata de caixas plásticas e estas quando retornam vem como industrialização cod.5124 , acompanhei os lançamentos anteriores que eram realizados por outra pessoa ,que entendia que deveria ser imobilizado como vasilhame , mas não estou muito de acordo ,pois a sucata quando é remetida p/indl não se dá baixa no imobilizado e esta quando retorna em estado de caixas(não mais sucata)é imobilizada novamente,aumentando um ativo que já existia.

EX : compra imobilizado - vasilhames
remessa p/industrialização - sucata
serv.prestado indl - imobilizado vasilhame (este serviço não deveria ser uma despesa ? )

Desde já agradeço quem puder me ajudar

Adriana

Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 11:35

Bom dia

Entendo eu assim:

Sucata e sua matéria prima e deve constar no seu imobilizado, logo, quando sai para industrialização,e uma remessa para tal, então ficaria:

D - REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO (AC)
C - RETORNO REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO (AC)

Quando do retorno

D - RETORNO REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO (AC)
C - REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO (AC)

Criando uma conta específica para tal no ativo circulante.

Espero ter ajudado e feito correto.

ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA RODRIGUES ALVES

Adriana Cristina de Oliveira Rodrigues Alves

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 07:14

oi Anderson , agradeço pela atenção , mas o lançamento que você me sugere eu já faço , é que nas notas vem dois códigos o de retorno de industrialização - 5902 que é lançado como você sugere o que eu necessito saber é ref.ao serviço prestado -cod.5124, se imobilizo ou não , pois penso que seu imobilizo na compra da mercadoria nova antes dela virar sucata , não deveria imobilizar novamente o serviço , pois não consigo baixar no imobilizado a sucata e me parece que fica em dobro o lançamento no ativo .

Obrigada
Adriana

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 07:38

Adriana Cristina de Oliveira Rodrigues Alves.

oi, boa tarde

estou fazendo uma escrituração de notas de vasilhames , mas não foi uma compra e sim uma industrialização , a empresa manda sucata de caixas plásticas e estas quando retornam vem como industrialização cod.5124 , acompanhei os lançamentos anteriores que eram realizados por outra pessoa ,que entendia que deveria ser imobilizado como vasilhame , mas não estou muito de acordo ,pois a sucata quando é remetida p/indl não se dá baixa no imobilizado e esta quando retorna em estado de caixas(não mais sucata)é imobilizada novamente,aumentando um ativo que já existia.

Se quando da remessa para a industrialização o vasilhame já estava imobilizado e, após o serviçço realizado e o material aplicado essa retorna, esse valor que foi aplicado melhorando o vasilhame e por fim alrerando as caracteristicas fisicas(agora a durabilidade será maior com certeza) esse valor deverá ser agregado ao item aumentando sim o valor de imobilização.

EX : compra imobilizado - vasilhames
remessa p/industrialização - sucata
serv.prestado indl - imobilizado vasilhame (este serviço não deveria ser uma despesa ? )

Desde já agradeço quem puder me ajudar

Adriana

Não, pois como você mesmo disse acima esses vasilhames já estavam no ativo imobilizado, logo aqueles valores gastos na melhoria do item e que certamente agragaram valor, deverão ser acrescidos na conta do bem.

Se persistirem as dúvidas retorne.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.