x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.398

Michelle Costa Alves

Michelle Costa Alves

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 22:31

Trabalho em uma Instituição Filantropica Hospitalar e a empresa tem como rotina realizar a contagem de estoque rotativa, ou seja, possuem um cronograma anual de contagem do estoque de acordo com a curva A,B e C. Dúvida, como contabilizo esses Inventários pois o antigo contador registrava apenas as informações fiscais de inventário em junho e dezembro, mas agora estamos fazendo esse inventário rotativo. Há alguma norma contábil que me permita o inventário rotativo ou terei que realizar apenas o semestral?

Michelle Costa Alves
Administradora/Controladoria
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 23:06

Boa noite, Michelle!

Contabilmente falando, o sistema de inventário é utilizado quando não há um controle contínuo das mercadorias existentes em estoque. Periodicamente, será realizado um levantamento físico das mercadorias, com a finalidade de apurar o estoque final, tendo em vista necessidade de apresentação deste valor no Balanço Patrimonial, sendo que;
As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a registrar no livro Registro de Inventário os estoques existentes ao final de cada trimestre (31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro), se apurarem o lucro real trimestralmente, ou em 31 de dezembro, caso tenham optado pelo pagamento mensal do Imposto de Renda por estimativa.
As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido e as optantes pelo SIMPLES também estão obrigadas a registrar no livro Registro de Inventário os estoques existentes em 31 de dezembro de cada ano-calendário.

Espero que ajude, se permanecer a duvida volte a postar, com certeza alguns dos colegas poderá ajudar.

att...

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.