x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 791

Balanço de abertura

Bemilde Fonseca

Bemilde Fonseca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 16:41

Boa tarde pessoal!


Trabalho em uma empresa que tem 3 filiais e estou fazendo um balanço de abertura, agora estou na dúvida pois 2 destas filiais tem terrenos próprios e que foram realizados construções e não foram contabilizados, já que a empresa não fazia balanço. Minha dúvida é como lançar o valor real deste imóvel, sendo que o unico documento que temos é do terreno? como colocar isso no balanço de abertura? qual deverá ser o valor a ser lançado? já que o terreno é 40.000,00 e a construção deve ter sido um valor estimado de 150.000,00. Agradeço desde já a colaboração. Bemilde

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:58

Bemilde,

Acredito que você deva ter as NF's desta obra. Se acaso não tiver, será necessário que seja levantado esses documentos.

Reclassifique essas NF's saindo da despesa e depois lance em uma conta transitória no grupo do imobilizado chamada "Obras em Andamento". Ao término do lançamento, transfira o valor do terreno para essa conta. Tendo o valor da obra e o terreno na conta "Obras em Andamento" credite essa conta de forma que ela não tenha mais saldo e debite "Imóveis". Desta forma você terá o valor do imóvel.

Se não for possível, você precisará de um laudo de um Corretor de Imóveis que fornecerá o valor do imóvel. Com o laudo dele, você poderá fazer esse lançamento e também dar a baixa no terreno. O único problema é que a diferença entre o valor do terreno com o valor avaliado pelo Corretor de Imóveis, irá gerar ganho de capital, apesar que se a empresa for do Lucro Real, na reversão das despesas para o imobilizado, também gerará o aumento do resultado com consequência de aumento dos impostos.

Abs

Bemilde Fonseca

Bemilde Fonseca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 17:43

Leandro,

muito obrigada por sua colaboração, é mas ou menos o que eu imaginava, só que acho que vou ter que optar pelo laudo do corretor, pois a empresa não tem nenhuma NF pois ja tem quase um ano que vem construindo no terreno, e minha empresa é do lucro presumido. Mas fico muito agradecida por sua atenção

Bemilde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.