x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 635

Contabilização da folha

FRANCINEIDE ELEUTÉRIO PEREIRA

Francineide Eleutério Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 12:01

Bom dia,
Estou lançando a folha de pagamento de uma construtora, a mesma tem retenção de INSS na nota de serviço, no resumo da folha vem destacado esta retenção, portanto não tô sabendo como lançar essa retenção na contabilidade, pois no resumo aparece o INSS descontado dos funcionários mais o INSS Patronal e desconta o Salário Família e a compensação do INSS destacado na nota de serviço, assim como a compensação dos mesas anteriores.
Se alguém souber e puder me ajudar eu agradeço.

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 12:27

Olá Francineide, bom dia

O Valor compensado na folha de pagamento, referente as retenções das notas fiscais de serviço, sugiro o seguinte lançamento:

Debitar: INSS a recolher (PC)
Creditar: INSS a Compensar (AC)

Normalmente nos sistemas de gestão da folha, você lança os valores retidos inclusive informando o numero das notas fiscais e o próprio sistema controla o saldo.
Porem você deve fazer a conciliação dessas retenções para efeito de controle, de preferência se for o caso, faça uma planilha Excel para acompanhamento e controle dos saldos nota a nota.

Boa sorte e bom trabalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.