x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 7.149

Lançamentos de Juros

Lucas Silvestre Paula

Lucas Silvestre Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 14:29

Olá, gostaria de sabe a forma correta do lançamentos dos Impostos atrasados, trazidos a valor presente do Balanço patrimonial que no caso seria 31/12/2012.

No balanço ele deveria estar registrado da seguinte forma?

Impostos a recolher R$ 100.000,00
(-) Juros sobre Impostos R$ 35.000,00

Estaria correto destacar o valor do Juros para mostrar o valor real da divida?

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 00:33

Lucas, boa noite.

Desculpe colega não entendi a pergunta!
Se o imposto esta atrasado você contabilizou os encargos de mora.
É que "valor presente" entende-se como encargos futuros, ou seja ainda irão transcorrer.

abraços.

Alex Costa.
MARCOS MOREIRA

Marcos Moreira

Bronze DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 01:20

Não está faltando dados? Quando é a ocorrência do imposto? quando será pago, ou se for o caso quando ocorrerão as parcelas de pagamento? Caberá neste caso multa e mora sobre os impostos se não foram recolhidos na data correta. Para a parte de lançamentos alusivos aos encargos, salvo engano, seria Débito de Despesas com Encargos e multas sobre impostos e crédito de Encargos sobre impostos, caso o evento contábil já tenha ocorrido.

Marcos Moreira
Suzana Sanches de Oliveira

Suzana Sanches de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 11:25

Bom Dia,

Tenho uma dúvida parecida.

Tenho tributos atrasados, ou seja, tributos ref. a 2012 que deveria ter sido pagos em 2012 mas não foram.

Para fechar o balanço de 2012, preciso trazer o valor desses tributos a valor presente.

A empresa esta sendo incorporada, e os investidores aguardando o balanço de 2012, porém com os tributos no valor presente.

Como seria este lançamento?

Além disso eu também tenho que trazer a valor presente Parcelamento de Impostos e Empréstimos financeiros, mas não estou entendendo como devo lançar isso contabilmente.

Alguém pode me auxiliar?

Atenciosamente
Suzana Sanches de Oliveira
Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 13:57

Pessoal,

Minha contribuição:

Tributos vencidos e não pagos devem estar na data do balanço atualizados inclusive com multa e encargos incidentes.

Direitos ou obrigações cujo valores na data do balanço contenham juros a transcorer devem ser "desonerados" e trazidos a valor presente na data do balanço.
Ex.: vendas a prazo com juros inclusos, financiamentos com juros prefixados, etç.

abraços,

Alex Costa.
Suzana Sanches de Oliveira

Suzana Sanches de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 14:24

e como eu faço o lançamento desses juros?

No meu caso eu não tenho nada a valor presente, então terei que ajustar essas contas no dia 31/12/2012, para finalizar este balanço de 2012.

Como eu faço o lançamento desses juros? imagino que ja que eu tenho que lançar no meu passivo o valor já com os juros, eu tenho que ter alguma conta redutora do passivo...

Como seria esse lançamento?

Atenciosamente
Suzana Sanches de Oliveira
Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Sábado | 6 abril 2013 | 13:21

Suzana,

Concordo com o Alex Luiz, utilizamos o termo "Valor Presente" quando trazemos uma obrigação futura para o presente. Através da taxa de juros explícita na transação, obtemos o valor presente, e a diferença da dívida - o Valor Presente, seria um conta redutora da obrigação.

Porém no seu caso, acredito que a explicação do Marcos Moreira está correta. Você deveria reconhecer uma despesa com Multas e encargos sobre impostos contra uma conta Multas e Encargos sobre impostos a pagar (Passivo Circulante). Porém o correto deveria ser apropriar os juros no mês em que ocorreram, seguindo assim o princípio da competência.

Abraço.

Accounting is my life...
Rodrigo Antonio Goncalves

Rodrigo Antonio Goncalves

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 31 maio 2013 | 17:25

Aproveitando o tema, pergunto aos prezados como deverão ser contabilizados estes encargos? Seria mês a mês?

Exemplo: Pis Competência 06/2012 Valor principal R$ 1.000,00 não recolhido até o encerramento do balanço 2012.

Principal: 1.000,00
Multa 20%: 200,00
Juros 3,39% 33,90
Total: 1.233,90

Devo lançar os valores de juros correspondentes a selic do mês? E a multa deverá ser rateada até 12/2012?

Agradeço a colaboração.

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 maio 2013 | 18:06

Rodrigo,

A multa é devida no momento em que incorreu o atraso no pagamento
sendo, portanto, despesa do mês em que ocorreu o fato gerador da multa.
Os juros são apropriados e contabilizados mensalmente na exata medida de sua incidência.

Imagine você demonstrando mensalmente a evolução da dívida, e vai dar tudo certo!

Abraços.

Alex Costa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.