x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.310

Lançamentos contábeis - Classificação

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 09:37

Bom dia,


Uma empresa que paga despesas com combustíveis, estacionamentos e pedágios, porém, não possui veículo em seu ativo imobilizado, pode contabilizar essas despesas?

Tenho outra situação: Os sócios fazem retiradas pelo banco e para comprovarem tais retiradas, fornecem despesas diversas para serem baixadas, isso está correto?

Thiago Ribeiro dos Santos

Thiago Ribeiro dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 13:33

Boa Tarde Juliana!

Quanto a primeira questão, não vejo problemas. Você pode adiantar um valor para um funcionário para pagamento de pedágio e esse funcionário utilizou carro próprio nessa viagem profissional.


Agora, quanto a segunda questão, sabemos que isso não é correto, muito menos ético. O que ele está fazendo é forjando despesas para diminuir o resultado. Está errado. Mas nós contadores sabemos, infelizmente existem poucos sócios com uma noção do que é correto ou não na contabilidade.

att;

Thiago Ribeiro dos Santos
nilson de simas

Nilson de Simas

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 14:15

Se a questão não for a aborda pelo Thiago Ribeiro, fique atendo para não ser glosado por distribuição disfarça da de lucro. Se tributas pelo Lucro Real.

Estas despesas dos sócios, devem ser lançadas como adiantamento, se levares para resultado terás que regressar no LALUR , sob pena de autuação.

Nilson de Simas
CRCSC 14.070
Pós Graduado em Gerência Contábil e Auditoria

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 17:22

Boa tarde Juliana!

Despesas com veículos não podem ser contabilizadas se não houver veículos na empresa, à não ser que a empresa esteja utilizando veículos de terceiros através de aluguéis, comprovados por contrato de locação e pagamentos mensais.

Despesas que não fazem parte da atividade da empresa podem ser consideradas como retiradas dos sócios e tributadas pelo IRRF e Previdência Social.

Pesquise no Fórum sobre este assunto que irá encontrar tópicos à respeito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.