x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 1.299

Contabilidade de Associações Filantropicas

SILVANA RODRIGUES

Silvana Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 16:22

As receitas recebidas de subvenção governamental para compra de ativo imobilizado, o pagamento dos bens não serão nem despesas nem custo, isto?
Após encerramento o valor imoblizado em sua contrapartida, fará parte do pl em superavit do exercício?
Não sei se fui clara o bastante, e se alguém pode me ajudar, pois não tenho nenhuma experiência em contabilidade de entidades sem fins lucrativos...
Quais demonstrações eu devo emitir, dre e balanço patrimonial ou balanço econômico?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 18:44

Ao receber a subvenção lance:
D Bancos
C Receitas
C Subvenção...

Na compra do ativo

D Imobilizado
C banco

no encerramento será apurado o resultado do exercício.

Maiores informações leia a Resolução CFC n° 1.409, de 21 de setembro de 2012 que aprova a ITG 2002 - Entidade sem Finalidade de Lucros



Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 21:14

Pessoal, boa noite!

Para contabilizar no imobilizado é necessário termos em conta se o bem construído passou a pertencer a instituição.

Existem casos que a subvenção é repassada a instituição para construção do imobilizado, sem contudo, este bem passar a pertencer a instituição.
Para o Estado, repassador dos recursos, o imobilizado construído continua pertencente a Secretaria ou Ministério competente.

Outro detalhe é que a subvenção recebida, em alguns casos, poderão estar associadas ao cumprimento de algumas obrigações. E somente após a realização dessas é que poderemos considerar como receitas no resultado.

abraços a todos.

Alex Costa.
SILVANA RODRIGUES

Silvana Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 22:56

Neste caso, a grosso modo falando: Uma associacão recebe R$ 20.000,00 de subvenção governamental, para cobrir as despesas de R$ 22.000,00, sendo que 2.000,00 serão quitadas por recursos próprios (mensalidades de sócios) valor rcebido de R$ 4.000. E recebe um subvenção extra de 15.000,00 para compra de móveis e equipamentos. Qual será o resultado no final do exercício? O superávit será R$ 2.000,00 ou será R$ 17.000,00?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 23:14

1º- Não use i o termo "sócio". ASFL não têm sócios mas "associados"

Bem, considerando o seu exemplo o resultado: superavit ou deficit do exercicio seria:

D C
Despesas 22.000,00
Associados 4.000,00
subvençao 15.000,00

DEFICIT 3.000,00
TOTAIS 22.000,00 22.000,00

OBS. Móveis e equipamentos irão para o ativo imobilizado.
Nem vou perguntar como você pagou as despesas!

Como é só um exemplo!



SILVANA RODRIGUES

Silvana Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 22:19

Olá Salvador!

São dois recebimentos de subvenção, 01 de R$20.000,00 para as despesas normais, e outra de R$ 15.000,00 extra para compra de ativo. No meu encerramento deu um superavit, mas eu acho que o valor destinado para compra de ativo não seria receita, acredito que deria ir para o pl, estou errada?

D- imobilizado
C- patrimonio social

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 23:30

Desde 2008 qualquer subvenção para custeio ou investimentos têm de passar primeiro por resultado.

Com estasua observação a Entidade (não havia reparado) vai apresentar superavit de R$ 17.000,00.



SILVANA RODRIGUES

Silvana Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 13:31

Entendi, eu estava com dúvida pq não sobrou este dinheiro os recursos foram empregados em compra de imobilizado, teve superavit sim mas não este valor todo, se devo deixar como superavit, ok!! Obrigada a todos pelas respostas! :)

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 14:56

Olá Silvana, boa tarde!

O que deve ser observado primeiramente são as regras específicas para utilização desta subvenção e a forma que deve ser feita a prestação de contas.

Já prestei contas à várias entidades em que era aberta uma conta corrente específica para recebimento e movimentação de cada verba recebida.

As despesas eram contabilizadas por centro de custos e tinham contas específicas também, exemplo de subvenção recebida pela Prefeitura:

Pelo recebimento:
D - C/Bco Mov. Itau - Prefeitura
C - Subvenções - Prefeitura

Pagamento das despesas permitidas pela subvenção:

D - Material de Limpeza - Pref.
C - C/Bco Mov. Itau - Prefeitura
Cheque nº 111 - Superm. Bom Preço

Com isso era possível demonstrar de forma clara no balanço patrimonial a utilização correta da subvenção recebida.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.