x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 1.299

Contabilidade de Associações Filantropicas

SILVANA RODRIGUES

Silvana Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 16:22

As receitas recebidas de subvenção governamental para compra de ativo imobilizado, o pagamento dos bens não serão nem despesas nem custo, isto?
Após encerramento o valor imoblizado em sua contrapartida, fará parte do pl em superavit do exercício?
Não sei se fui clara o bastante, e se alguém pode me ajudar, pois não tenho nenhuma experiência em contabilidade de entidades sem fins lucrativos...
Quais demonstrações eu devo emitir, dre e balanço patrimonial ou balanço econômico?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 18:44

Ao receber a subvenção lance:
D Bancos
C Receitas
C Subvenção...

Na compra do ativo

D Imobilizado
C banco

no encerramento será apurado o resultado do exercício.

Maiores informações leia a Resolução CFC n° 1.409, de 21 de setembro de 2012 que aprova a ITG 2002 - Entidade sem Finalidade de Lucros



Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 21:14

Pessoal, boa noite!

Para contabilizar no imobilizado é necessário termos em conta se o bem construído passou a pertencer a instituição.

Existem casos que a subvenção é repassada a instituição para construção do imobilizado, sem contudo, este bem passar a pertencer a instituição.
Para o Estado, repassador dos recursos, o imobilizado construído continua pertencente a Secretaria ou Ministério competente.

Outro detalhe é que a subvenção recebida, em alguns casos, poderão estar associadas ao cumprimento de algumas obrigações. E somente após a realização dessas é que poderemos considerar como receitas no resultado.

abraços a todos.

Alex Costa.
SILVANA RODRIGUES

Silvana Rodrigues