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Empresa sem parte contabil

Vitor Henrique

Vitor Henrique

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 16:29

Boa tarde,

Me apareceu uma empresa simples nacional (supermercado) que o antigo contador nao fazia a parte contabil era feito somente a escrita fiscal e a folha de pagamento, mais o contabil nao era feito, como devo proceder para começar a fazer a contabil? A empresa tem imobilizados (gondolas, geladeiras, computadores) como devo proceder??? Faço um levantamento fisico e lanço no imobilizado mesmo sem NF??? Ou começo do zero a partir de 2013 e deixo os imobilizados sem lançar???

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 16:39

Vitor,

Deveria ser obrigação do antigo contador proceder com essa contabilização, desde que esteja estipulado em contrato com seu atual cliente.

Neste caso, como já existe um histórico desta empresa, sugiro exigir do seu cliente essa contabilização, inclusive você depende deste trabalho, pois você precisará do balanço inicial.

Caso o cliente não disponibilize, ajuste um valor com ele para que você proceda com o trabalho.

Caso seja ajustado para que você proceda com esse trabalho, não se pode lançar contabilmente sem algum documento, o qual é recomendado o fiscal, caso não seja possível o documento fiscal, então é necessário um laudo para que você consiga fazer esse lançamento e reconhecer o imobilizado.

Lembrando que nenhum lançamento deve ser feito sem documentação, para que você possa resguardar seu trabalho.

Abs

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 17:15

Boa tarde Vitor!

Além do que foi dito pelo Leandro, as obrigações fiscais e contábeis tem os períodos anteriores que a responsabilidade é do contador que representava a empresa perante o Posto Fiscal e Receita Federal.

À partir do momento que o novo contador assumiu, e não tem balanço fechado anteriormente ele pode efetuar levantamento do imobilizado e das demais contas do ativo e passivo e fazer um balanço de abertura.

Com isso irá iniciar a contabilidade à partir do período que se tornou responsável.

Pesquise no Fórum sobre Balanço de Abertura que irá encontrar material à respeito, se persistir alguma dúvida pode continuar à postar no tópico.

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