x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 21.059

Lançamentos Contabeis de Doação

Lucio Soares

Lucio Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 10:34

Boa tarde Senhores, sou consultor ERP e implanto sistemas em empresas em geral, tenho uma dúvida acerca de como funciona o lancamento contabil de doação:

Igreja faz um deposito para Empresa 01 Matriz de 100000,00.

Posterior a isso a igreja distribui esse dinheiro
para as empresas do grupo que não filiais, não estão no mesmo CNPJ.

Ex: Empresa 01 Matriz - Conta BB

transfere 5000 para

Empresa 02 Curitiba - Conta Bradesco.

Gostaria de uma ajuda acerca deste como funcionaria os lancamentos contábeis deste.

É necessário trabalhar com Conta Transitória, como funciona o mesmo? sendo que as empresas possuem planos de contas diferentes.

Obrigado

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 12:19

1º- Não confunda empresas com entidades sem fins lucrativos.

2º A igreja faz um depósito para empresa 01??? Como?? ou por que??

3º- Depois a igreja distribui? Mas não foi ela que depositou para uma empresa.

Enfim o enunciado está sofrivel.

Dá uma melhorada na pergunta.

abs



Lucio Soares

Lucio Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 14:48

Realmente meu querido , me expressei muito mal, mil perdões.

A Igreja faz um repasse (dinheiro proveniente de doações) para uma Entidade (Fundação) sem fins lucraticos, para que seja utilizado esta receita em projetos.

Conforme a necessidade, a Matriz Entidade transfere um percentual desta receita que esta em conta bancaria da Matriz para outras entidades filiadas com CNPJs diferentes.

Por isso tenho a necessidade de saber como seria o lancamento contabil desde sua Origem, a entrada na receita até a sua transferencia e recepção do valor do destino.

Grato

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 15:42

Realmente meu querido , me expressei muito mal, mil perdões.

Tudo bem!

A Igreja faz um repasse (dinheiro proveniente de doações) para uma Entidade (Fundação) sem fins lucraticos, para que seja utilizado esta receita em projetos.

D- Receitas
D- Doações
C- Bancos
Repasse à entidade x.....

Conforme a necessidade, a Matriz Entidade transfere um percentual desta receita que esta em conta bancaria da Matriz para outras entidades filiadas com CNPJs diferentes.

Veja você fala em Matriz e isso leva em conclusão que ela têm filiais.
Daí você diz que as outras T~em CNPJs diferentes.

Se a diferença for apenas depois da / (barra) não ´entidades filiadas e sim filiais. SÃO COISAS DIFERENTES.

Se for Matriz e filiais, e na contabilidade houver identificação das receitas e despesas de cada unidade (Matriz e Filiais), o lançamento sugerido seria:

1º- Ao receber a doação:
D- Banco...
C- Doações recebidas a distribuir (PC) - transitória

2º- Quando da transferência para as filiais

D- Doações recebidas a distribuir
R- Receitas
R- Receitas da Filial São Paulo
R- Doações recebidas
Se a tranferência implicar em enviar dinheiro para outra conta bancária, deve ser feito o lançamento correspondente.

Por isso tenho a necessidade de saber como seria o lancamento contabil desde sua Origem, a entrada na receita até a sua transferencia e recepção do valor do destino.

Se a entidade não mantém contabilidade analítica basta
o 1ºlançamento.

Grato



SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 15:42

Realmente meu querido , me expressei muito mal, mil perdões.

Tudo bem!

A Igreja faz um repasse (dinheiro proveniente de doações) para uma Entidade (Fundação) sem fins lucraticos, para que seja utilizado esta receita em projetos.

D- Receitas
D- Doações
C- Bancos
Repasse à entidade x.....

Conforme a necessidade, a Matriz Entidade transfere um percentual desta receita que esta em conta bancaria da Matriz para outras entidades filiadas com CNPJs diferentes.

Veja você fala em Matriz e isso leva em conclusão que ela têm filiais.
Daí você diz que as outras T~em CNPJs diferentes.

Se a diferença for apenas depois da / (barra) não ´entidades filiadas e sim filiais. SÃO COISAS DIFERENTES.

Se for Matriz e filiais, e na contabilidade houver identificação das receitas e despesas de cada unidade (Matriz e Filiais), o lançamento sugerido seria:

1º- Ao receber a doação:
D- Banco...
C- Doações recebidas a distribuir (PC) - transitória

2º- Quando da transferência para as filiais

D- Doações recebidas a distribuir
R- Receitas
R- Receitas da Filial São Paulo
R- Doações recebidas
Se a tranferência implicar em enviar dinheiro para outra conta bancária, deve ser feito o lançamento correspondente.

Por isso tenho a necessidade de saber como seria o lancamento contabil desde sua Origem, a entrada na receita até a sua transferencia e recepção do valor do destino.

Se a entidade não mantém contabilidade analítica basta
o 1ºlançamento.

Grato



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.