x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.229

Veracidade da Decore - CRC SP

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 23:24

Olá.

Sou autônomo e procurei um contador e solicitei a ele uma DECORE para comprovar os meus rendimentos mensais.

Gostaria de saber se procede a informação passada por ele, onde o mesmo diz que a partir de Setembro de 2012 foi implantada uma nova resolução pelo Conselho Federal de Contabilidade que altera o modo de consultar a veracidade da DECORE, cuja qual passaria a ser validada pela Certidão de Regularidade Profissional que consta na DECORE. É verdade isso?

Pois pelo site do CRC SP existem três guias para consultar a veracidade do documento. Que são: "Certidões", "Certificados de Atividades", e "DECORE". Porém, quando clico na guia "DECORE" existe um campo chamado "Número da DECORE", acontece que não consta esse número na DECORE que ele emitiu... Só consta o número da certidão, o número de controle, o CPF do contador, e o seu número de registro perante o CRC SP...

É com esses dados que uma determinada instituição financeira consulta a veracidade da DECORE? Não deveria ser pelo número da DECORE, CPF do beneficiário e número de controle? Onde ao digitar esses dados constaria a validade do documento, assim como seus detalhes, como dados pessoais, renda, contador responsável pela emissão, etc?

Desde já deixo o meu agradecimento a quem me esclarecer essa dúvida...

Abraços!

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Sábado | 9 fevereiro 2013 | 00:03

Guilherme
Quanto a determinadas Regras do CRC/SP Particularmente não concordo. Mas como atuo na aréa devo respeita-las o importante em sua declaração é quê éla foi emitida por um profissional devidamente cadastrado no conselho.
Quanto aos meios de consulta por parte de algumas instituições financeiras para muitas isso é apenas um protocolo, pois documento de verdade somente Declaração do Imposto de Renda.
Obs... Existe um campo fale conosco no site do CRC envie sua duvída ou questione seus direitos.

Marcelo

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Sábado | 9 fevereiro 2013 | 00:51

Obrigado por responder, Marcelo....

É que eu estava/estou meio desconfiado quanto a veracidade da DECORE... O contador emitiu a DECORE com base no meu extrato bancário dos últimos 3 meses.

Pelos dados que constam na DECORE, número da certidão, número de controle, CPF do contador, e o número de registro dele perante o CRC SP, está tudo certo, consultei a certidão pelo site do CRC SP e consta como autêntica.

Só estranhei mesmo o fato da consulta da veracidade da DECORE não ser feita com base no número dela (se é que existe) e no CPF do beneficiário. Já que consultando pelos dados que informei anteriormente, observa-se que a DECORE é autêntica, porém não consta nada a respeito do beneficiário, como seus dados pessoais, renda, etc...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 9 fevereiro 2013 | 17:59

Guilherme, boa noite.

Se a Decore foi validada, merece fé pública a assinatura do profissional que a emitiu, até que se prove o contrário.


Este tópico será trancado tendo em vista inúmeros outros que tratam do mesmo assunto.

Att,
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.