x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 946

Diárias e balanço de 2012

Allan Correa Andrade

Allan Correa Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 10 fevereiro 2013 | 19:48

Senhores, boa noite.
Estou tendo algumas dificuldades no escritório onde trabalho e gostaria de sanar algumas dúvidas, sendo elas:

Semana passada iniciamos o trabalho de assessoria à uma empresa de transporte de cargas, sendo que a mesma manda os documentos semanalmente. O problema que estamos enfrentando é que não temos o balanço do ano de 2012 para apropriar as diárias e adiantamentos para viagem dos motoristas. Gostaria de saber como posso contabilizar esse tipo de situação, pois as diárias de 2013 não tem saldo inicial, para podermos seguir diante com tal saldo. Seria pelo motivo de realmente não haver saldo inicial ? Na nossa área não vivemos de achismo, logo preciso de uma solução temporária até vir o balanço do escritório anterior a nos.
Então, pessoal, nessa situação, como posso proceder na hora de contabilizar as diárias e os adiantamentos ?

Esse é meu segundo tópico, desculpem qualquer coisa.
Agradeço a atenção de todos.

Um bom final de domingo e bom feriado!

Abraços.

Everton Franklin Ferreira da Silva

Everton Franklin Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 10 fevereiro 2013 | 22:55

Caro Allan Correa Andrade,

1. Já passei por situação semelhante e procurei uma grande empresa de consultoria contábil. Fui orientado a forçar meu cliente a providenciar o balancete de que precisava, pois segundo o pessoal da consultoria, não havia outro modo de inserir os saldos iniciais;
2. Seria bom que tu esperasses mais um pouco, caso você tenha a certeza de que esse balanço virá;
3. Se não vier, tente fazer um balanço de abertura (consulte as vias legais para isso) com todos os documentos que a empresa tiver disponível;
4. Uma outra alternativa, é colocar os lançamentos de 2013 no ativo - como uma espécie de adiantamento, quando o balanço chegar, você atualizará e corrigirá os lançamentos de 2013, tirando do ativo e realocando-os em seus lugares.

Allan Correa Andrade

Allan Correa Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 17:11

Certo,Everton Franklin.

Vou ver se consigo pressionar à empresa a pegar o balanço de 2012, para que possamos focar em dia fim suas informações contábeis.

Obrigado pela sua atenção e qualidade de sua resposta.

Abraços.

SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 17:28

Caro Everton, será que nessa situação do nosso colega precisando do balanço inicial para dá prosseguimento no seu trabalho. Também posso aplicar a técnica do Balanço de Abertura com outra empresa que não me apresenta balanço inicial, principalmente se está tributada pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional, alegando que não está obrigada a fazer balanço, é o que eu ouço muito por ai por alguns colegas..vc ja passou por isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.