x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 926

Empréstimo de PF para PJ

Eduardo da Silva Barreto

Eduardo da Silva Barreto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 15:22

Boa tarde, prezados(as) colaboradores(as):

Recorro a esse site na tentativa de buscar uma solução para o problema que enfrento no meu cliente. Foi feito um empréstimo de R$ 50.000,00 de uma pessoa física para o meu cliente pessoa jurídica. A operação foi feita através de TED, ficando registrado sua origem. Investiguei e perguntei a um amigo contador, que informou que eu deveria registrar como uma operação de mútuo. O vínculo da pessoa que fez a transferência não é de marido da sócia da empresa, mas sim de pai de seus filhos. O que ele fez foi pegar um empréstimo consignado e repassar o valor para empresa. O prazo de pagamento será de 30 meses e os juros serão os cobrados pela financeira. Não sei se essa é á única forma de eu resgistrar essa operação. E mesmo se for, sei que terei que reter e recolher o IRRF, mas quanto ao IOF, fiquei com dúvidas. Caso alguém tenha passado pelo mesmo problema, agradeceria uma ajuda.

Bom carnaval à todos.

Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 21:46

Eduardo, o assunto de contrato de mútuo já foi amplamente abordado no fórum, sugiro que você faça uma pesquisa pela palavra chave "mutuo". Você encontrará não somente a explicação sobre o IRRF, mas também, exemplos de como fazer o devido lançamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.