x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 711

Cheques p/ pagto de fornecedor e contas pessoais

Marcio de Andrade Ribeiro

Marcio de Andrade Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 16:51

Boa tarde pessoal, tudo bem?
Primeiramente gostaria de dizer que sou novo no forum e pelo que já li, é um ótimo portal para os profissionais da área de contabilidade.
Conforme o assunto eu estou com uma dúvida a respeito de como eu posso contabilizar cheques emitidos pelo empresario para o pagamento de fornecedores, so que neste cheque tem também o valor de contas pessoais dele.
Por exemplo:
Foi emitido um cheque e ele foi compensado no valor de 30.000,00 no banco o lançamento aparece apenas como "cheque" e também o seu número.
Analizando as duplicatas enviadas pelo empresario, nota-se que a soma dos fornecedores foi de 20.000,00 e os outros 10.000,00 ele fez uso pessoal, o qual não foi esclarecido.
Já avisei que tal procedimento é proibido, mas o empresário insiste em continuar fazendo isso. Além de também emitir cheques e não mandar nenhuma duplicata referente àquele cheque.
A minha duvida é: nesse caso, como eu faço o lançamento na contabilidade? Sendo que não é possivel identificar todos os pagamentos.
Obrigado

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 17:03

Boa tarde Marcio

Penso que a melhor alternativa é baixar os 20 mil de dupl. e o restante lançar como retirada de lucros para o sócio, se cumprir os requisitos necessários é claro.

Att

SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 17:11

Peterson, e se essa empresa do nosso colega não possui no momento condições de distribuir lucros a altura dos gastos do empresário, essas retiradas poderiam ser considerada retiradas pro-labore retendo o IRRF e recolhendo o INSS parte da empresa além do desconto dos 11% do empresário? Alguém poderia ajudar nessa colocação?

Marcio de Andrade Ribeiro

Marcio de Andrade Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 21:13

Obrigado Peterson e Sérgio pela ajuda! É realmente difícil lidar com isso, as vezes, eu encontro cheques compensados no extrato bancário que nao tem nenhuma documentação, ou seja, usado integralmente para uso pessoal.
No caso de eu considerar como pro-labore, qual o procedimento a ser feito? Como eu faço esse lançamento, em quais contas. Poderiam detalhar o procedimento?
Obrigado desde já pelas respostas e ajuda e desculpem a ignorância, sou novo na área e estou aprendendo agora.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 10:12

Olá bom dia a todos!

Este assunto já foi bem abordado no Fórum, sugiro que pesquisem e leiam os outros tópicos sobre o assunto.

Resumidamente, além do que foi abordado, esta situação não pode continuar a se repetir, e o que o Contador responsável deve fazer e ter uma reunião com o empresário, expor a situação e as consequência desta forma de gerenciar o financeiro da empresa.

Com isso o Contador deve tomar uma postura de que o empresário precisa corrigir esta situação, pois o Contador responde solidariamente sobre as contas da empresa.

Infelizmente se tem alguns casos como este, mas que a solução é coibir esta prática, orientando o empresário à utilizar os livros caixa e de conta correntes dos bancos, utilizando também a prática de contabilizar documentos hábeis.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.