x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 683

GLEIDSON DE OLIVEIRA CUNHA

Gleidson de Oliveira Cunha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 09:07

Bom dia Amigos,


Gostaria de saber se algum de vocês sofrem com a falta de controle de seus clientes em relação de entrega de documentos ao escritório e coisas do tipo, estou enfrentando um problema de estoque, assumi o Departamento Contábil da empresa que trabalho e encontrei varias empresas que não tem, ou não enviaram os estoques em tempo hábil, agora, tenho que contabilizar exercícios anteriores e estimar o inventário que possívelmente existia no exercicio anterior, visto que não foram enviados ao escritório o estoque, o que fazer nesta situação?

E aproveito para perguntar se é a obrigação da empresa cuidar de seu inventário?

Conto com ajuda de vocês

Att

Grato desde já

Att,

Gleidson O. Cunha
Contador CRCMG 110666/O
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 09:13

Bom dia Gleidson

Infelizmente o problema é bastante comum. Para tentar minimizar o problema, eu deixo claro nos contratos de prest. serv. contábeis que a obrigatoriedade é do cliente, em todo termino de exercício realizar o inventário de estoques. Além disso, mando uma correspondencia em 10/12 e outra em 20/12 todo ano lembrando-lhes da obrigação. Mesmo assim tem vários que não mandam. Para esses casos, faço uma declaração de ausência de estoques e colho assinatura do administrador da empresa.

É a forma que tenho tentado enfrentar o problema.

Abs

GLEIDSON DE OLIVEIRA CUNHA

Gleidson de Oliveira Cunha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 09:25

Bom dia Peterson,


Interessante, mas como existe essa ausência de estoque, como você faz para elaborar o balanço "sem o estoque" caso o cliente não copere?
O Contador que me passou o serviço, disse que ele estimava o estoque, o que me diz a respeito?


Att.

Att,

Gleidson O. Cunha
Contador CRCMG 110666/O
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 09:33

Gleidson

Como operadores da contabilidade, penso que não podemos GERAR fatos contabeis e sim registra-los. O que acontece nas emrpesas que não apresentam o inventário é o zeramento do estoque e 100% das compras são CMV. Eu apenas registro, quem informa é o cliente.

Abs

GLEIDSON DE OLIVEIRA CUNHA

Gleidson de Oliveira Cunha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 09:42

Peterson de Souza Dal Col,


Meu caro, muito boa a sua colocação, você ajudou bastante, penso da mesma forma, agradeço pela colaboração.


Att.


Att,

Gleidson O. Cunha
Contador CRCMG 110666/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.