x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 28

acessos 46.807

Numeração livro diário

Ricardo Rodrigues da Silva

Ricardo Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 16:14

Por engano, coloquei a mesma numeração do livro diário em 2 anos seguidos. E já encadernei e foram assinados os livros contábeis. Para consertar preciso refazer todos livros contábeis? Ou posso fazer só o livro do 2o ANO, e colocar como 1B? por exemplo?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 16:20

Ricardo Rodrigues da Silva,
Boa tarde!

A numeração errônea do último ano, deverá ser corrigida, devendo assim proceder com nova impressão, encadernação e autenticação.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 08:09

Olá bom dia!

A numeração do livro consta nas páginas de abertura e encerramento e na capa, com isso basta somente emitir estas páginas novamente e depois encadernar os livros.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 08:17

Bom dia Ricardo

Sugiro que faça uma ressalva no próprio livro, nas páginas de abertura e encerramento, infomrando:

"Onde lê-se livro diário n° 09, leia-se livro diáio nº 10" - carimba e assina.

Creio que isso resolva o seu problema.

Att

Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 08:27

Não concordo muito com essa ressalva, acredito que isso não é valido Peterson.
O certo seria refazer o termo de abertura, encerramento e a encadernação.
O Número da ordem vai na capa do livro, abertura e encerramento.
Nas folhas do Diário não à necessidade, lembrando que todas as paginas precisam ser numeradas:
Termo de Abertura pagina 1
Diário pagina 2 até 60 por exemplo
Balanço pagina 61
DRE pagina 62
Plano de Contas paginas 63 e 64 exemplo
E por final Termo de Encerramento pagina 65.
Espero ter ajudado abraço a todos.

wagner gomes

Wagner Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 17:07

Prezado Rafael,

Tudo bem que você não concorde com a ressalva feita em livros diários, pois realmente a estética do livro não fica legal, mas pelo menos na Junta do Estado de Minas e Cartório de PJ, a orientação dos Analistas e que quando haja erro desta forma, apresentada pelo nosso colega Peterson, seja feita ressalva sim conforme descrito pelo mesmo e nada impede tambem que gere novos termos. Mas longe de mim rebater a sua opinião, é simplesmente trocar experiências.

Sds,
Wagner Gomes

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 16 fevereiro 2013 | 09:21

Bom dia.

A questão deste tópico é tratada pela IN DNRC 107, de 23/05/2008, que em seu § 2º do Art. 9º, determina:

§ 2° Existindo erro ou omissão de algum dado obrigatório do Termo de Abertura e/ou Encerramento, no livro em papel, poderá ser feita ressalva na própria folha ou página, a qual deverá ser assinada pelos mesmos signatários do Termo e homologada pelo autenticador do instrumento pela Junta Comercial, mediante Termo de homologação por esse datado e assinado.
[Acesse em}IN DNRC 107 de 23/05/2008.


Dessa forma, correto está o Peterson na sua orientação acima.


Vale lembrar que em muitos assuntos que opinamos aquí na Casa, torna-se imprescindível que coloquemos a base legal, pois além de enxugar o tópico, transmite credibilidade na resposta para segurança de quem consulta.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 08:55

Bom dia Hugo não tinha conhecimento deste artigo.
Você esta certo Wagner. Parabéns a todos.
Aqui na região onde moro tomamos o máximo de cuidados na impressão de livros ninguém aceita nenhuma rasura, não pode ter nada de errado.
Foi bom saber disto.
Abraço a todos obrigado Hugo !

Rodrigo Araujo

Rodrigo Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:16

Bom dia! Minha duvida é a seguinte.
Um Livro diário de uma empresa ultrapassou a numeração de 500 folhas.
Fiz uma pesquisa e certifiquei que a junta comercial orienta a dividir esse livro em volumes (I, II...), mas não vi nada a respeito ao numeração de paginas. Sei que cada volume necessita de termos de abertura e encerramento. Alguém poderia me esclarecer se:

Ex: Livro nº 02 - Volume I
- Termo de abertura pagina 1
- Lançamentos pagina 2 ate 499
- Termo de encerramento pagina 500

Livro nº 02 - Volume II
- Termo de abertura pagina 501
- Lançamentos pagina 502 ate 580
- Balanço Patrimonial pagina 581
- D.R.E. Pagina 582
- Termo encerramento pagina 583

A numeração esta correta ou tem outra forma?

Um Grande Abraço e Obrigado!

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:28

Bom dia Rodrigo,

o Livro nº02 - Volume II é um novo livro começa a numeração novamente:
- Termo de abertura pagina 1
- Lançamentos pagina 2 ate 82
- Termo de encerramento pagina 83

aqui em Maringa - PR quando o livro tem um pouco a mais que 500 paginas como neste caso 583 eu faço um livro só, a junta nunca implicou, mas nao sei como funciona nos outros estados.

Espero ter ajudado.
Att.



Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:35

Bom Dia Rodrigo !
Eu faço da seguinte forma:
Quando são muitas folhas e vai dividir em dois livros :

Livro nº 02
Abertura 1
Lançamentos 2 ate 499
Termo de encerramento 500 ( lembrando que na abertura e no encerramento eu especifico até que data vai o livro,Ex: 01/01/2012 até 30/06/2012)

depois como vai começar outro livro então é outro número de ordem.

Livro nº03
Abertura 1
Lançamentos 2 até 300
Balaço 301
DRE 302
Plano de contas 303 e 304
Encerramento 305
(lembrando no termo de abertura e encerramento deste também especificar a data, Ex: 01/07/2012 até 31/12/2012)

Meus livros desta forma já foram para a Junta Comercial Autenticar eu não deu erros, foi assim que aprendi. Abraço !

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 09:51

Olá, bom dia Rodrigo e Natália!

Tenho experiência nesta questão, pois aqui na empresa que trabalho temos um volume muito grande de páginas nos livros ficais, principalmente no Livro de Saídas.

Para vocês terem uma idéia, emitimos de 2.500 à 3.000 notas fiscais de saídas mensalmente, e com isso imprimimos cerca de 6 livros por mês, chegando à 72 livros em média no ano.

A Natália tem razão quanto à numeração das páginas, cada livro tem que iniciar a página 01 com o termo de abertura e continuar da pagína 2 até o final 499 e a 500 tem que ser a página do Termo de Encerramento.

A numeração, pode ser continuada, ao invés de numerar os Volumes de um único livro, pode dar sequencia à numeração, 1, 2, 3, 4....dentro do próprio ano.

O que tem que estar correto é o termo de abertura e encerramento, descrevendo o período correto do livro e a numeração das páginas.

Mas nem sempre dá para separar com 500 páginas exatamente, como neste seu caso que tem 583 páginas, você precisa fazer 2 livor, então divida em 2 estas páginas, imprima um livro com 290 pagínas e outro com 291 e a numeração pode ser sequencial, se o anterior foi 20, estes dois serão 21 e 22.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 10:22

Bom dia Gilberto,

Realmente aqui trabalho em uma empresa com muito movimento e preciso imprimir vários livros no ano, nem sempre conseguimos separar em 500 paginas exatas, aqui em Maringá como havia dito a junta permite que um livro tenha um pouco mais de 500 paginas.

mas de fato temos que prestar muito atenção ao termo de abertura e encerramento quanto as datas e numerações!!

Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
Deus abençoe!
Att.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 10:47

Então Natália, na emissão de livros fiscais impressos pelo sistema de apuração informatizado, o mais importante é informar os dados corretamente nos termos de abertura e encerramento.

E usar um método coerente de divisão das páginas do livro, como neste caso, já que tem 580 paginas no total, emitir um livro de 500 e outro de 80 páginas vai ficar incoerente não é?

Já que vai ter que emitir 2 livros, melhor dividir as páginas pela metade.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:02

Ah sim Gilberto, é que na minha resposta quis enfatizar o fato de começar uma nova numeração a cada livro impresso mesmo que seja referente ao mesmo ano-calendário, mas com certeza fica mais coerente dividir os livros de forma mais homogênea possivel!

Att.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:19

Destaco também que o Rafael Janduci explicou muito bem o procedimento de impressão dos Livros, servindo também para os Livros Fiscais: Entradas e Saídas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 11:14

Boa tarde.
E no caso de um livro diário já ter sido autenticado pela JUCESP e depois foi constatado que o número de ordem do livro estava incorreto. O livro era de número 10 e foi registrado com número 20.
Como proceder? É possível retificar o Diário?
Grato,
Luís

Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 14:41

Boa Tarde Luis !
Pode ser feito uma ressalva no livro, mas você terá que mandar o livro novamente na junta para eles alterarem no sistema e imitirem uma nova etiqueta. Ou você imprimi outro livro com o número de ordem correto, leva os dois da junta e explica o caso e pede para alterarem. Agora como que a junta autenticou este livro sem observar a número no livro anterior no sistema. Mandei uns livros para São Paulo na Junta semana passada eles aprontaram uma lambança nos livros colocaram etiquetas erradas tive que devolver para corrigir. Espero ter ajudado e boa Sorte.

Magno Ferreira

Magno Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 14:28

Boa tarde.

Estou com um problema relacionado a livro diário.
Tenho um cliente que fazia o registro do livro no cartório.(prestação de serviço)
Devido a atividade de comercio, ele fez a inscrição na junta(08/05/2012).

Ao confeccionar o livro e levar para registro eles não aceitaram o livro com a escrituração de 01/01/2012 a 31/12/2012.
Exigiram que a data no termo de abertura fosse 08/05/2012 a 31/12/2012 (data em que foi inscrita na junta).
Meu cliente ficou com receio de registrar desta forma, ele passa por diversas licitações.

Como vai ficar os meses passados? (01/01 a 07/05)
Se fizer dois livros,no contrato social diz que só poderá ter um encerramento ao ano, então vou fazer o livro 01/01/2012 a 07/05/2012 sem encerramento?
Alguém já passou por esta situação?
Alguém pode me ajudar?
eu preciso de embasamento legal
agradeço desde já.

Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 agosto 2013 | 08:58

Bom Dia Magno !
É Complicado amigo, a Junta tem o poder temos que fazer o que eles pedem. Eu sugiro que você faça dois livros, Já fiz isso uma vez.
Faça um livro de 01/01 a 07/05 só com o diário geral, coloca termo de abertura, o movimento compreendido entre esse período e o termo de encerramento.
E no outro novamente termo de abertura, livro diário de 01/06 a 31/12, Balanço, DRE, Plano de contas e Termo de encerramento.
Lembrando que o encerramento do ano fica no 2º livro, cada um com um número de ordem. E manda registrar os dois, um no cartório e outro na junta.
Depois seu cliente terá que explicar a situação toda vez que for participar de uma licitação e entrar com os dois livros. O Importante para essas licitações é o Registro no livro, se você conseguir registrar estes livros, parabéns você fez seu trabalho e colocou seu cliente na licitação. Não conheço embasamento legal para esta situação, o que eu vejo é que o objetivo é a autenticação dos livros.
Um Abraço espero ter ajudado um pouco.

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 22:08

Magno, pelo tempo que passou creio que vc. tenha resolvido, tive em situação igual aqui na JUCESP.
No termo de abertura e encerramento constou:
empresa tal registrada sob nr xxxx no RTD em data, livro xxx, tendo transferido o registro para a JUCESP conforme NIRE numero xxxx em data de xxxx.
data e assinaturas do sócio e do contador.
foi autenticado normalmente.

João Batista

Renata

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 18:56

Prezados,

Gostaria de tirar uma dúvida... Pegamos os serviços contábeis de uma empresa a partir do dia 01/06/2012. Então, de 01/01/2012 a 31/05/2012 a Contabilidade anterior gerou e autenticou o livro diário n 2 desta empresa.
Perguntei a um colega de trabalho como ficaria a numeração do livro ref. ao período de 01/06/2012 a 31/12/2012, e ele me disse que seria o nº 2 ainda...
Lendo as postagens aqui, cheguei a conclusão de que isso não estaria correto, e que o livro desse último período de 2012 seria o de nº 3. Meu entendimento está correto? Não quero correr o risco de cair em exigência por causa disso.
Obrigada a quem puder me ajudar!

Renata.

JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 19:24

Pessoal, boa tarde

para encerrar um pouco de base legal

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 31 DE JULHO DE 1997 - DNRC
Art. 3º Os instrumentos de escrituração das empresas mercantis, exceto as microfichas, deverão ter suas folhas seqüencialmente numeradas, tipograficamente, em se tratando de livros e conjunto de fichas ou folhas soltas, mecânica ou tipograficamente no caso de folhas contínuas e conterão termo de abertura e encerramento apostos, respectivamente, no anverso da primeira e no verso da última ficha ou folha numerada.
§ 1º O termo de abertura deverá indicar:
a) o nome empresarial;
b) o Número de Identificação do Registro de Empresas - NIRE e a data do arquivamento dos atos constitutivos;
c) o local da sede ou filial;
d) a finalidade a que se destina o instrumento de escrituração mercantil;
e) o número de ordem do instrumento de escrituração e a quantidade de folhas;
f) o número da inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda.
§ 2º O termo de encerramento indicará:
a) o nome empresarial;
b) o fim a que se destinou o instrumento escriturado;
c) o número de ordem do instrumento de escrituração e a quantidade de folhas escrituradas.

ou seja, não existe numeros iguais de mesmo período, tem a sequencia lógica da numeração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.