x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 685

Devolução de Empresa

Fabiana Seára

Fabiana Seára

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 14:27

Boa tarde a todos!

Gostaria de saber como os colegas procedem quando decidem rescindir contrato com um cliente.

Nosso escritório possui um cliente com quem não deseja mais manter o contrato, entre outras razões por inadimplência. Após o comunicado verbal em janeiro/2013 e o pedido para que a documentação seja retirada (mediante assinatura de protocolo de entrega), a empresa (sócios e responsáveis) não retorna ligações, não recebem nosso portador e não se manifesta mais.

Como devemos agir nesse caso?


Grata desde já,

Fabiana

Fabiana Seára
Rafael Janduci Paulo

Rafael Janduci Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 15:02

Olá Fabiana !
Eu sei que o contador responsável precisa desvincular esta empresa do seu CRC. Ou Seja não é mais responsável por aquele CNPJ.
O que eu sei é que precisa desvincular na Junta Comercial e No Posto Fiscal, agora como fazer isto eu não sei. Te aconselho a ligar na Junta Comercial e solicitar esta informação. Espero ter ajudado um pouco.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 21:17

Fabiana Seára,
boa noite.

A forma de entrega da documentação deveria constar no Contrato de Prestação de Serviços.

Geralmente faço constar que a documentação dos departamentos fiscal e pessoal serão entregues até o quinto dia útil do mês seguinte e contábil, até 60 dias após rescisão contratual.

Para validar o distrato, faço minhas notificações pelos correios, via AR (Aviso de Recebimento), servindo tal correspondência para dar baixa da responsabilidade técnica junto à SEFAZ-GO, bem como para me resguardar judicialmente de eventuais responsabilidades por descumprimentos e omissões por parte do cliente.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Fabiana Seára

Fabiana Seára

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2013 | 13:03

Olá Hugo,

Obrigada pela resposta. É exatamente o que eu queria saber mas não soube perguntar! Se o AR serve como comprovante de entrega dos documentos seguirei esse caminho já que não consigo contato com os responsáveis da empresa.

Grata,
Fabiana

Fabiana Seára

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.