x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.389

Lançamento de Gratuidades

WILLIAM

William

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 13:38

Boa tarde galera, é o seguinte:

Estou fechando a contabilidade de uma entidade sem fins lucrativos e preciso fazer os lançamentos das gratuidades, mas no entanto preciso saber se realmente são estas as % e tributos a serem calculados.

3% de cofins
20% de INSS autônomo
21% de INSS contribuição empresa
4,50% de INSS terceiros
9% de CSLL

Existem outros tributos a serem demonstrados como gratuidades?

Obrigado.

Vanessa Silva

Vanessa Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 15:42

Boa tarde Willian.
Na verdade se a entidade possui o CEBAS e goza de isenção o lançamento é feito como se devido fosse, depois lança-se o reconhecimento da isenção e por fim lanço em contas de compensação (Ativo e Passivo) não como gratuidade, mas, para demonstração dos valores, ate onde eu sei os tributos são esses mesmos que você mencionou, bem como as aliquotas, so queria entender porque você coloca como gratuidade a isenção desses tributos. Espero ter ajudado.

Obrigada

WILLIAM

William

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 16:55

Boa tarde Vanessa...
eu faço os lançamentos como devido é, primeiro nas contas de passivo e despesas...

D:Cofins (Despesa)
c:Cofins a Recolher (Passivo)

e depois faço o reconhecimento dessa gratuidade...

D:Cofins a Recolher (Passivo)
C:Cofins (Receita/Benefícios obtidos - gratuidades/Obtenção de renuncia fiscal)

O devido valor tem que ser demonstrado como gratuidades em receitas..


Eu não entendi quando você diz que
"o lançamento é feito como se devido fosse (Eu faço a provisão), depois lança-se o reconhecimento da isenção (Eu lanço em gratuidades) e por fim lanço em contas de compensação (Ativo e Passivo) (Que tipo de contas?)não como gratuidade"


Obrigado.

Vanessa Silva

Vanessa Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sábado | 23 fevereiro 2013 | 07:24

Bom dia Willian

Eu faço assim também, so que tenho um terceiro lançamento, que lanço em contas de compensação, são as contas de ativo e passivo, identificadas no 151.00 (ativo compensado) e 251.00 (passivo compensado).
Como você faz para calcular os atendimentos da sua entidade? Pode me dar uma ajuda? Eu pego toda a despesa e custo que incorreram no mês, jogo em uma planilha, e vejo quanto me custou cada atendimento, dai, o que a prefeitura me paga eu lanço como atendimentos e a diferença eu lanço como gratuidade, pois a entidade não cobra de nenhuma criança para que ela fique na creche.
Mas as vezes tenho dúvida se esse é o procedimento. Uma outra questão também na qual tenho dúvida, é em relação a Contribuição Solidariedade Siafem, se ela entra para a base de calculo quando calculamos a isenção da cofins, eu não consegui achar nenhuma matéria referente a isso.

Muito Obrigada pela ajuda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.