x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.243

Cadastro de Imobilizado

Ronaldo Soares de Sousa

Ronaldo Soares de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 16:53

Referente ao balanço de abertura, no caso de uma empresa mudar de tributação, ou seja, sair do Lucro presumido e ingressar no Lucro Real, caso esta não tenha escrituração contábil dos seus bens, direitos e obrigações...

Pois bem, no meu caso a empresa mudou do presumido para o real, mas nós mantínhamos a escrituração e consequentemente o balanço, o problema é que o imobilizado está defasado e agora a empresa está pleiteando acertar o ativo imobilizado, pois tem em seu poder todas as nfs., neste caso para o lançto desses bens, como são de anos anteriores eu tb. uso essa conta de balanço de abertura para creditar o ingresso desses novos bens?...e mantenho essa conta no PL, como resultado de exercícios anteriores sem interferência na conta de lucros ou prejuízos acumulados?...pois pelo que entendi não poderá compensar esse resultado e sim só manter como resultado contábil...

Agradeço a atenção dispensada,

Att.

Ronaldo.

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 17:39

Boa tarde Ronaldo,

Mesmo que a empresa seja Lucro Presumido é interessante que seja feita a depreciação para manter o Patrimonio atualizado, enfim como nao foi feito, acredito que voce terá que calcular os valores de depreciação dos anos anteriores nao contabilizados e ajustar contra a conta "ajuste de exercicios anteriores" e passar a contabilizar o restante devido e consequentemente creditando o PIS e Cofins devidos!

Espero ter ajudado.

Att.

Ronaldo Soares de Sousa

Ronaldo Soares de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 10:41

Bom dia Natalia,

Bem, essa conta de "ajuste de exercicios anteriores" fica situada no PL?...o calculo da depreciação e do crédito do pis cofins eu entendi como proceder...
Agora me resta dúvidas em relação ao cadastro deste imobilizado, ou seja, qual conta creditar para que o mesmo figure no ativo...
Fiz uma postagem anterior questionando se poderia ser a conta do balanço de abertura no PL, como resultado de exercícios anteriores tb. mas sem interferência na conta de lucros ou prejuízos acumulados...para que este resultado não seja compensado no caso de prejuízo e sim só manter como resultado contábil...

Enfim agradeço a ajuda e espero conseguir solucionar mais essa dúvida,

Obrigado!

Ronaldo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.