x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.905

Retificaçao de livro Razão

raquel

Raquel

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 15:29

Boa Tarde!

Estou com uma dúvida para fazer uma retificação no livro Razão, de acordo com a IN 107, entendi que para retificar, preciso fazer no ano seguinte, por exemplo: o livro n.º 003 está com lançamento errado, referente ao ano de 2011, então para retificar preciso fazer no livro de n.º 004 mais com ano de 2012? como seria isto?
Por favor estou pertida alguém pode me ajudar

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 12:06

Raquel, bom dia

Não há necessidade de fazer um novo livro apenas com esse registro, você faz o lançamento no exercicio corrente deixando claro quando ocorreu, segue instrução da

RESOLUÇÃO CFC Nº 1330/11

DE 18 DE MARÇO DE 2011
APROVA A ITG 2000 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL.

Retificação de lançamento contábil

31. Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de:

a) estorno;

b) transferência; e

c) complementação.

32. Em qualquer das formas citadas no item 31, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.

33. O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

34. Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada.

35. Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.

36. Os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo.

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.