x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.547

empresario individual-contas pessoais

Wanessa Z.S.

Wanessa Z.s.

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 16:38

Boa tarde a todos,

antes de criar esse topico fiz uma pesquisa aqui mesmo no forum e vi varias respostas inclusive do saulo e wilson alias de muita utilidade para mim.Porem tenho uma duvida em relação a contabilidade dessas empresas.
Uma vez que um empresario individual 213-5 responde com seus bens pessoais pela empresa, então ele podera pagar suas contas pessoais por ela tabem?
Tenho uma dessas que paga tudo pela conta PJ, estou colocando a contabilidade em ordem e lançando as contas pessoais como antecipação de lucro, esse é o motivo da pergunta anterior pois caso possa ser paga pela Pj posso lançar como despesa correto?

grata até o momento a quem puder me ajudar nessa questão.

o maior bem que podemos fazer aos outros, não é oferecer nossas riquezas, mas leva-los a descobrir a deles!!!
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 17:06

Wanessa Zelhner Schnek, os bens pessoais do empresario individual respondem pelas dividas da empresa caso os bens da empresa não forem suficientes para com os credores.

A pessoa jurídica constituída como empresário individual não possui autonomia patrimonial, isso quer dizer que os bens pessoais do sócio SE confunde com o da empresa.

No entanto, isso não quer dizer que durante a atividade da empresa o princípio da entidade será infringido, sendo assim, para o bom controle e tomada de decisão e gerência, as contas da pessoa física e jurídica devem ser separadas.

O que você pode fazer para suprir essa lacuna, seria aumentar a retirada de pró-labore do empresário, dessa forma, o dinheiro sairia da pessoa jurídica, assim então a pessoa física poderia pagar suas despesas normalmente.

Wanessa Z.S.

Wanessa Z.s.

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 17:12

Olá Charles,

ja imaginava que fosse isso mesmo, hoje tenho reuniao com a empresaria, mais uma vez vou tentar colocar isso em pauta...
Obrigada pela resposta muito util.

abs

o maior bem que podemos fazer aos outros, não é oferecer nossas riquezas, mas leva-los a descobrir a deles!!!
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 17:16

Wanessa Zelhner Schnek, pois é.. isso não acontece só com você, vejo muitos empresários que não conhecem o princípio da entidade.

As despesas pessoais e da empresa são pagas com o mesmo caixa, e geralmente quando isso acontece, os mesmos não sabem dizer se a empresa está lucrando ou não.

Essa confusão patrimonial torna a gerência muito difícil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.