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Escrituração de Livro Caixa

Fabiane Pereira

Fabiane Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 março 2013 | 22:34

Olá!

Por gentileza, preciso de uma ajuda de vocês.

Quando fazemos escrituração de livro caixa de uma empresa é obrigatório também a escrituração dos livros de entrada e saída (ref. parte fiscal)?

Obrigada!!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 16:24

Olá Fabiana!

O livro caixa é uma obrigação Federal prevista para empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido, apesar que o mais indicado e fazer a contabilidade de todas as empresas.

Os livros de entradas, saídas, apuração do ICMS e inventário são obrigações estaduais, para empresas so Simples Nacional não precisa escriturar o livro de apuração do ICMS.

Isso para empresas comerciais, se for empresa de prestação de serviços e que não tenha inscrição estadual, só escritura o livro de prestação de serviços, não sendo necessário os livros de obrigações estaduais.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Antonio Costa

Antonio Costa

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 15:33

Boa tarde pessoal!
Tenho uma empresa de prestação de serviços (Representação de auto peças ,Lucro Presumido) Sou obrigado a escriturar livro caixa. Alem de água, luz, telefone, posso tb lançar despesas com reparo e manutenção dos computadores? Ou alguém tem uma relação do que posso lançar?
Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 15:50

Boa tarde Antônio!

Olha, "não existe uma relação do que se pode lançar", mas o que SE TEM QUE LANÇAR são as despesas que efetivamente a empresa fez durante o período.

Agora, legalmente, a empresa só pode pagar despesas que fazem parte da atividade da empresa.

Um trabalho que o contador tem que fazer é orientar o empresário para que ele ao efetuar despesas pela empresa, solicite sempre documentos hábeis, como notas fiscais e recibos de aluguel.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Antonio Costa

Antonio Costa

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 16:09

Ok, Gilberto!
Uso o carro para fazer visitas aos clientes (lojas de auto peças), posso lançar despesas com combustível e alguma manutenção do veículo?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 17:34

Olá Antônio!

Se o veículo estiver em nome da empresa tudo bem, mas se estiver em nome particular, precisa fazer um contrato de locação do proprietário para a empresa, emitindo recibos de pagamentos regulares no período de utilização. (que será despesa para a empresa e receita para o proprietário)

Com isso o veículo estará sendo utilizado pela empresa de forma correta e poderá lançar os custos com viagem para a empresa.

Vale observar que no contrato deve estar especificado que as despesas com combustível e outras de manutenção ficam por conta da empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

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