x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.912

Contabilização em atrasada de parcelamento

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 16:25

Caros colegas,

Estou contabilizando 2012 de uma empresa e descobri que ela vem pagando ISS Parcelado desde 2010, porém, não consta no Balanço 2011 saldo a ser baixado no passivo. Todos os meses os lançamentos das parcelas foram lançados para uma conta de Resultado, mas eu gostaria de poder contabilizar os pagamentos das parcelas a partir de 2012, baixando da conta ISS Parcelado (PC), que seria o correto desde o início. Como devo proceder agora?

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 18:11

Charlie, tenho um exemplo de tributos federais, mas dá para adaptar para o iss. Segue o exemplo.
Pelo reconhecimento e consolidação dos tributos devidos e contabilização dos valores dos tributos incluídos no parcelamento obtido, sugerimos os seguintes lançamentos:

1 - Pelo parcelamento do débito obtido:
D- IRPJ a Pagar (PC)
D- CSLL a Pagar (PC)
D- PIS-Pasep a Pagar (PC)
D- Cofins a Pagar (PC)
D- IR Fonte a Pagar (PC)
C- Parcelamento de Tributos (PC ou PNC, conforme o prazo).

2 - Pelo registro dos juros parcelados:
D - Juros a Pagar (PC)
C - Parcelamento de Tributos (PC ou PNC).

3 - Pelo registro das multas, quando do efetivo pagamento:
D - Multas - Despesas Operacionais (CR);
C - Bancos c/Movimento (AC)

4 - Pelo pagamento das parcelas:
D - Parcelamento (PC);
C - Bancos c/Movimento (AC).

O valor de cada parcela, por ocasião do pagamento, é acrescido de juros equivalentes à taxa Selic, acumulada mensalmente, calculados a partir da data do diferimento até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

5- Juros sobre as prestações mensais pagas:
D - Juros Moratórios sobre Tributos (Despesas Financeiras - CR)
C - Bancos c/Movimento (AC).

AC = Ativo Circulante
CR = Contas de Resultados
PNC = Passivo Não Circulante
PC = Passivo Circulante

(Resolução CFC nº 750/1993)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Sábado | 9 março 2013 | 01:03

Caro Guto,

Obrigado pela atenção, sua contabilização está corretíssima, porém, creio que só poderia segui-la, se a pessoa que no período anterior ao início do parcelamento, tivesse contabilizado o ISS a Recolher. O responsável pelos registros não devia ter conhecimento de contabilidade ou então, é mais um que não acredita em fiscalização, e por isto, estava fazendo lançamentos apenas dos documentos pagos e recebidos, logo, se a empresa não recolhia o ISS, não iria ter nada em conta de Resultado e tampouco no Passivo. Seguindo esta linha, as receitas estavam sendo lançadas pelos líquidos contra o Caixa. Esta pessoa fez lambança e eu estou tentando descobrir uma maneira de ainda poder contabilizar corretamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.