x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.504

Contabilização de recuperação de despesas

geraldo bastos

Geraldo Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sábado | 9 março 2013 | 21:10

Srs. Estou com uma dúvida, trabalho numa agencia marítima, que agencia navios de armadores internacionais. Para isso, ela adianta o pagamento das despesas dos navios, quando estes estão atracados no Brasil e depois cobram dos armadores, o dinheiro gasto com essas despesas e mais o valor dos serviços prestados. Entre essas despesas,algumas vezes são cobrados juros bancários, pois a empresa as vezes precisa usar dinheiro do lis para poder pagar essas despesas. Gostaria de saber como contabilizo essas despesas que são recuperadas, inclusive o que é pago de juros. Devo criar contas específicas para isso. Se alguém puder me ajudar agradeço. Obrigado.

Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Domingo | 31 março 2013 | 15:48

Geraldo,

Se a sua empresa faz adiantamentos referente aos navios, deve-se utilizar a conta de adiantamento a Fornecedores:

D - Adiantamento a Fornecedores (AC)
C - bancos (AC)

Quando a empresa prestar o serviço referente aos navios e emitir a NF, baixa-se o adiantamento feito contra a conta de resultado:

D - Custo dos Serviços Prestados (CR)
C - Adiantamento (AC)

Como você disse que a sua empresa cobra os serviços prestados mais as despesas referente aos navios, esse confronto será feito automaticamente na DRE. Da mesma maneira será tratada os juros. As depesas de juros são despesas financeiras, porém como sua empresa recupera esses valores, isso já deve estar incluso na NF de prestação de serviço (Documento pelo qual será feita a cobrança), e da mesma maneira isso será compensado com a Receita obtida na prestação de serviços.

Bom, tentei te dar uma força, se eu disse alguma coisa errada, peço que algum colega me corrija.

Abraço.

Accounting is my life...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.