x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.992

lançamento de honorario

Leandro Azevedo Silva

Leandro Azevedo Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 17:10

Ola. Eu configurei e contabilizei meus honorarios da seguinte forma:

criei uma conta de AC com nome de "Despesas a Incorrer ou antecipadas" e no PC "Despesas antecipadas a Pg".

A questao é o seguinte, eu posso provisionar os honorarios adotando um perio de 12 meses, e fazer a baixa das contas na medida que o cliente for amortizando ou apropriando???

alguem ai pode dizer se esta certo, ou Corrigir???

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 18:51

Boa noite Leandro.

Sinceramente, não existe razão para esse tipo de procedimento, o que pode ser feito é que, em obediência ao regime de competência dos exercícios, você deve reconhecer mensalmente a despesas com pró-labore, debitando a Despesas com Pró-labore em Contas de Resultados e creditando Pró-labore a Pagar no Passivo Circulante. Portanto usando a boa técnica contábil, o lançamento ficaria assim:

D - Despesas com Pró-labore
C - Pró-labore a Pagar

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2007 | 23:05

Boa noite,

Onde o Luiz José inadvertidamente escreveu "Pró-labore" leia-se "Honorários", a lógica do raciocínio por ele exposta é a mesma para os dois casos.

...

celia almeida

Celia Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 15:04

como lanço o valor do honorario contador ja que esse valor esta embutido no total da folha de pagamento dos empregados, qual conta devo usar para separa honorario da folha de pagamento exemplo de valores abaixo:

folha bruta de salarios: 10.680,00
onde os salarios dos empregados e de 10.135,00
onde o valor do honorario e de 545,00
onde o valor do inss dos empregados e de 810,00
onde o valor do inss do contador e de 59,95

como faço esses lançamentos contabeis

obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.