x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.252

Empresa de participação

THIAGO SEGANTINI

Thiago Segantini

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:18

Uma empresa de participação, começa a párticipar de uma outra pessoa juridica. Como devo fazer o lançamento dessa participação na contabilidade da empresa de Participação??? Si que devo debitar a conta de investimentos, porém estou com duvida com relação a contra partida deste lançamento?

No aguardo,

Thiago Segantini

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 21:53

Thiago, bom dia!

Normalmente as empresas de participação quando são constituídas (formação do grupo empresarial) os sócios a constituem cedendo suas diversas participações em outras empresas.

Daí, já na constituição da holding, os investimentos têm como contra-partida o seu próprio Capital Social, você inclusive deverá elaborar as demonstrações consolidadas do grupo.

A orientação do Júnior, entretanto, é acertada, e cabe quando o investimento é adquirido no curso normal da atividade da empresa.

abraços.

Alex Costa.
THIAGO SEGANTINI

Thiago Segantini

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 12:28

Era o que eu estava achando tbm. Obrigado Junior!

Tenho uma situação em que o investimento inicial foi todo feito pela PJ, sócia da empresa, no valor de R$ 950.000,00 aproximadamente, devo lançar este valor no imobilizado da empresa???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.