x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 118.969

Qual a diferença entre a compensar e a recuperar

Daniel Brayner de Araújo

Daniel Brayner de Araújo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 18:11

Poderia ser mais específico em relação a ter que zerar mensalmente? E qual é o tributo?

Em relação a diferença entre compensar e recuperar, na minha humilde opinião, não há, são sinônimos. Agora, existem contadores que quando têm algum imposto pago indevidamente a maior criam uma conta com o nome do tributo seguido de "a compensar", é uma maneira de separa na contabilidade, já que o "a recuperar" é a nomenclatura mais utilizada nas apurações.

Espero ter ajudado.

CARLOS M N MARQUES

Carlos M N Marques

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 20:14

Impostos a compensar são valores referente a tributos já recolhidos e/ou retidos para os quais a empresa pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza. São contas classificadas no Ativo.

No IRRF a Compensar, por exemplo, é registrado o IRRF nas operações previstas em lei e que deverão ser recuperado pela compensação com o imposto de renda quando o mesmo for apurado no fechamento do período.

Os impostos a compensar são caracterizados pelo crédito que constitui moeda de pagamento de tributos da mesma espécie ou não e que, se não houver débito com o qual compensar, pode gerar solicitação de sua restituição em dinheiro, como é o caso do saldo credor do IRPJ e da CSLL, apurados no ajuste anual pelas Pessoas Jurídicas.

Já os impostos a recuperar abrigam saldos devedores, pois mensalmente certos impostos como IPI, PIS, COFINS, ICMS são compensados pelos créditos fiscais das compras, remanescendo um saldo a recolher ou a recuperar, dependendo se teve um volume maior na compra ou venda. Geralmente a conta a recuperar do imposto é zerada, sendo transferida para conta a recolher (pagar). Contudo existem momentos que ocorrem saldos a recuperar positivos no qual ficam nessa conta do Ativo Circulante.

Mesmo com essas definições muitas vezes as contas de impostos a compensar trazem transtornos, pois o contador deve ter o seu controle de forma manual. Todo fechamento contábil periódico é ponto critico para análise dessas contas.


espero ter ajudado

referencia, manual de contabilidade FIPECAFI, 7 edição

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.